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Pós-Graduação em História

PERGUNTAS MAIS FREQUENTES


Como faço para me tornar professor/a do PPGH?

O/a docente deve ser credenciado no Programa e, para continuar nele, deve ser periodicamente recredenciado.
Há normas de credenciamento e recredenciamento.
Editais de credenciamento e recredenciamento são lançados periodicamente e disponibilizados no sítio eletrônico do Programa.



Como faço para estudar no PPGH?

O/a discente regular do PPGH ingressa no curso por meio de uma seleção que envolve avaliação de um projeto de pesquisa, prova escrita e defesa oral do projeto.
A avaliação é feita por uma banca de seleção constituída por docentes do Programa.
A seleção é regulada por um edital, lançado anualmente.
Há também a possibilidade de cursar disciplinas isoladas (apenas do quadro de disciplinas optativas), na condição de aluno(a) especial. Todo semestre é lançado edital de seleção de alunos/as especiais, pouco antes do início das aulas, igualmente divulgado no sítio eletrônico do PPGH.



Ao ingressar no Programa, quanto tempo o/a discente tem para concluir o curso?

Se tiver ingressado no Curso de Mestrado, terá o tempo de 24 meses para concluir o Curso; se tiver ingressado no Curso de Doutorado, terá o tempo de 48 meses. Não estão aí incluídos períodos de trancamento ou prorrogação, que devem ser solicitados ao Colegiado e podem ser ou não autorizados.


Que tipo de atividades devo realizar como discente do PPGH-UDESC?

O/a discente deve frequentar disciplinas (obrigatórias e optativas), comprovar proficiência em língua(s) estrangeira(s), realizar estágio de docência, realizar atividades de pesquisa relacionadas ao seu projeto de pesquisa, realizar exame de qualificação perante banca examinadora, elaborar artigo e submetê-lo a revista com Qualis em História, elaborar dissertação de mestrado ou tese de doutorado (conforme o caso) e defendê-la perante banca examinadora, além de entregar a versão final do trabalho no prazo para isso fixado.
Espera-se também que o/a discente integre-se a um dos laboratórios vinculados ao Programa, que participe ativamente de atividades complementares promovidas pelo Programa (palestras, conferências, mesas redondas, oficinas, cursos) e que participe de eventos acadêmicos da área de História ou de áreas afins, com apresentação de trabalhos.



O estágio de docência é obrigatório mesmo para quem já é professor?

Discentes que sejam docentes em nível superior, no momento em que estiverem no PPGH, poderão solicitar dispensa do estágio em docência.


Que procedimentos devo tomar para realizar o estágio em docência?

Converse com seu/sua orientador/a para definir o melhor momento para realizar o estágio. Mas lembre-se que ele deve ser realizado antes da qualificação.
Convém realizar o estágio em disciplina da graduação que for ministrada por seu/sua orientador/a. Se não for possível, poderá ser realizado com outro/a docente do PPGH ou, excepcionalmente, com docente não vinculado/a ao PPGH, desde que garantida a supervisão pelo/a orientador/a ou docente do PPGH.
Após o estágio, o plano de ensino, o plano das aulas ministradas pelo/a pós-graduando/a e um parecer do/a supervisor/a devem ser encaminhados à Coordenação para que sejam efetuados os necessários registros acadêmicos.



Como posso conseguir uma bolsa para estudar no PPGH-UDESC?

O PPGH-UDESC tem uma cota de bolsas CAPES (bolsas Demanda Social - DS) e uma cota de bolsas PROMOP-UDESC, tanto para o Mestrado como para o Doutorado. Concorre também a bolsas concedidas pela FAPESC.
A seleção de bolsistas é feita periodicamente, variando o número e o tipo de bolsas disponíveis. A seleção é realizada através de Chamada Pública, sempre divulgada entre os alunos regulares e no sítio eletrônico do PPGH. A Comissão de Bolsas do PPGH está incumbida de realizar a seleção.



O que deve fazer um bolsista?

As obrigações dos bolsistas variam conforme as especificações dos editais e normas das agências que concedem as bolsas. Bolsista que não cumpre suas obrigações perde a bolsa. A respeito, ver normas de manutenção atualmente vigentes: http://www.faed.udesc.br/?id=647


É possível ter apoio do PPGH para participar de eventos acadêmicos que envolvam viagens?

O PPGH tem recursos do Programa de Apoio à Pós-Graduação (PROAP), da CAPES, e pode destinar parte deles para apoiar a participação de discentes em eventos acadêmicos realizados fora de Florianópolis. Para tanto, é preciso haver a efetiva disponibilização dos recursos, para o Programa, e a solicitação do/a discente deve atender às normas relativas ao PROAP elaboradas pela CAPES, pela UDESC e pelo PPGH: ver http://www.faed.udesc.br/?id=636


O/a discente pode trocar de orientador/a?

Sim, conforme previsto regimentalmente. A substituição de orientação pode ser encaminhada de forma consensual, por orientador/a e orientando/a, ou apenas pelo/a orientador/a, ou ainda apenas pelo orientando/a, e será apreciada pelo Colegiado. A respeito, ver formulários específicos: http://www.faed.udesc.br/?id=640


O que o/a discente deve fazer para entregar a versão final de sua dissertação ou tese?

De acordo com disposições regimentais (ver http://www.faed.udesc.br/?id=636), o/a discente tem 60 (sessenta) dias, a contar da defesa, para entregar uma cópia digitalizada e 1 (uma) cópia impressa na Secretaria do Programa. 
É importante que a dissertação não tenha mais do que 5 MB, para que não haja problemas na sua inclusão na base de dados do Cadastro de Discentes da CAPES (condição para encerramento dos registros relativos a cada discente, a menos que haja recusa de autorização da disponibilização).
A dissertação ou tese deverá ser formatada conforme as atuais normas de elaboração de trabalhos acadêmicos vigentes na UDESC, informadas no sítio eletrônico da Biblioteca Universitária da UDESC: http://www.udesc.br/arquivos/udesc/documentos/Manual_2016_14888155205906.pdf .
A Biblioteca Universitária da UDESC também exige a assinatura de um termo de autorização, para disponibilização do trabalho on line.
Como o PPGH-UDESC também disponibiliza os trabalhos em seu sítio eletrônico, e dada a necessidade de igualmente disponibilizá-los no Cadastro de Discentes da CAPES, é ainda necessário preencher e assinar termo de autorização de disponibilização específico. Caso o/a discente se recuse a autorizar a disponibilização, deve assinar uma declaração que justifique a não autorização.
Para conhecer os respectivos formulários, ver: 
http://www.faed.udesc.br/?id=126


 
 
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