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Mestrado Nacional em Rede - Mestrado Profissional em Ensino de História


 

LABORATÓRIOS E NÚCLEOS

Laboratório de Estudos sobre Cidades (LEC)

     O Laboratório objetiva conhecer, sistematizar e divulgar a produção acadêmica nacional e internacional que tenha como foco a questão da construção sociocultural da cidade no tempo presente. Busca ainda incorporar de modo sistemático os resultados dos estudos e pesquisas no curso de graduação em História e no Mestrado em História voltados para essa temática, seja através da oferta de disciplinas ou através da realização de eventos, oficinas e cursos. O LEC pretende ser um espaço para o encontro e a reflexão em conjunto, na graduação e pós-graduação, por meio de grupos de estudos permanentes, que venham a servir de meios para a elaboração de novos projetos e o desenvolvimento de orientações. Participam das atividades do LEC alunos de graduação, bolsistas de iniciação científica e de extensão, mestrandos e professores.

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Laboratório de Ensino de História (LEH)

 O Laboratório de Ensino de História objetiva discutir teorias, metodologias e práticas que envolvem o ensino de História. Desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão, sendo integrado por professoras/es do Departamento de História da UDESC, professoras/es da Educação Básica Municipal, Estadual e Federal e alunas/os de Graduação e Pós-graduação em História da UDESC.
 

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Laboratório de Imagem e Som (LIS)

 Espaço de investigação destinado a desenvolver pesquisa e apoio didático-documental a partir dos recursos tecnológicos que oportunizem o uso da imagem e do som na produção historiográfica e didática na área de História, o LIS dispõe de estúdio (destinado às edições de som e imagem) e sala o nde acontecem as oficinas, equipada também com computador, impressora e scanner. Participam das atividades do LIS alunos da graduação em História (sobretudo em função das disciplinas de Prática Curricular - Imagem e Som I e II), bolsistas de iniciação científica e extensão, mestrandos e professores.

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Laboratório de Patrimônio Cultural (LabPac)

     Institucionalizado no primeiro semestre de 2008, o LabPac como objetivo geral problematizar as relações entre História e Patrimônio Cultural, estimulando a reflexão acerca dos processos de implantação de políticas públicas de preservação e dos mecanismos de patrimonialização de bens culturais, e ressaltando o papel dos historiadores e dos acervos no registro das experiências históricas e na construção da memória social. Desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão, integrando graduandos do curso de História (sobretudo em função das disciplinas de Prática Curricular - Patrimônio Cultural I e II), mestrandos, bolsistas e voluntários de pesquisa, extensão e monitoria, além de docentes vinculados ao Departamento de História e ao PPGH.

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Laboratório de Relações de Gênero e Família (LABGEF)

     O Laboratório de Relações de Gênero e Família têm como objetivos gerais a ampliação dos estudos acerca das relações de gênero e das questões que envolvem a família através dos projetos de pesquisa realizados pelos docentes do laboratório; oferta de subsídios teóricos e práticos para a realização de disciplinas na graduação e pós-graduação que tenham o foco as relações de gênero e as questões que envolvem a família; realização de eventos, seminários, cursos e oficinas, com a participação de professores, pesquisadores, estudantes, lideranças comunitárias, técnicos das instituições que operacionalizam as políticas sociais, docentes da rede escolar e membros de Organizações Não Governamentais (ONG). Participam das atividades do LAGEF alunos de graduação, bolsistas de iniciação científica, mestrandos e professores.

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Núcleo de Estudos Afrobrasileiros (NEAB)

      O Núcleo de Estudos Afrobrasileiros é um núcleo temático criado em 2003, com a finalidade de apoiar a Universidade do Estado de Santa Catarina no desenvolvimento de políticas de diversidade cultural, promoção de igualdade e valorização das populações de origem africana. Participam do NEAB alunos de graduação, mestrandos, professores e voluntários da comunidade.

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