Como chegar aqui:

Programa de Pós-Graduação em Educação



NORBERTO DALLABRIDA


Credenciamento: Mestrado e Doutorado
Linha de pesquisa: História e Historiografia da Educação
Início de atuação no programa: 2007
E-mail: norbertodallabrida@hotmail.com
Currículo Lattes

---------------- FORMAÇÃO ACADÊMICA ---------------

TITULAÇÃO INSTITUIÇÃO ANO
Graduação em Pedagogia UDESC 1984
Graduação em História UFSC 1988
Mestrado em História UFSC 1993
Doutorado em História Social USP 2001
Pós-Doutorado em Ciências Humanas Université Rene Descartes 2008
Pós-Doutorado em Ciências Humanas Universidad de Alcalá 2013

---------------- PROJETOS EM ANDAMENTO ---------------

Apropriações da Escola Nova no ensino secundário brasileiro realizadas no INEP entre 1955 e 1964
Início: 2012
Atuação: Coordenador


---------------- ORIENTAÇÕES EM ANDAMENTO ---------------

MESTRADO

A perspectiva de Jayme Abreu sobre a reforma do ensino secundário no contexto do Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais entre 1955 e 1964
Acadêmica: Juliana Maués Silva Clarino
Turma: 2014

(título em definição)
Acadêmica: Maike Cristine Kretzschmar Ricci
Turma: 2015

DOUTORADO

MOBRAL: Ensinar e aprender a ler na década de 70. A importância da alfabetização na vida dos ex-alunos do MOBRAL da cidade de Manoel Ribas-Paraná
Acadêmica: Luci Schmoeller
Turma: 2012

Intelectuais e a Nacionalização do ensino catarinense (1910-1940)
Acadêmica: Fernanda Vicente de Azevedo
Turma: 2013

Trabalho docente nas escolas isoladas de São Francisco do Sul (1946-1961)
Acadêmico: Douglas Bahr Leutprecht
Turma: 2014

---------------- ORIENTAÇÕES CONCLUÍDAS ---------------

MESTRADO

As lentes de Guy de Holland: a disciplina História na obra "um quarto de século de programas e compêndios de História para o ensino secundário brasileiro" (1957)
Autor: Elaine Coelho da Luz
Data da defesa: 18/12/2015

Circulação de idéias sobre a renovação pedagógica do ensino secundário brasileiro em periódicos educacionais científicos
Autor: Fabiana Teixeira da Rosa
Data da defesa: 09/06/2014

Co-educação, cultura escolar e seus limites: Ginásio Barão de Antonina (1942-1952)
Autor: Marcos Roberto Martins
Data da defesa: 27/04/2009

Cultura escolar e perfil discente no Colégio de Aplicação da UFSC (1966-1973)
Autor: Ademir Soares Luciano Junior
Data da defesa: 24/02/2010

Cultura escolar no Ginásio de Aplicação/Universidade Federal de Santa Catarina na década de 60
Autor: Maria Clarete Borges de Andrade
Data da defesa: 26/06/2009

Em busca do corpo civilizado: o futebol como arte de governar do Colégio Catarinense em Florianópolis (1906-1918)
Autor: Thiago Perez Jorge
Data da defesa: 07/02/2013

Herdeiros da escola: trajetórias sociais de egressos do Colégio Catarinense (1951-1960)
Autor: Juliana Topanotti dos Santos de Mello
Data da defesa: 24/02/2012

Mulheres destinadas ao êxito: trajetórias escolares e profissionais de ex-alunas do curso científico do Colégio Coração de Jesus de Florianópolis (1949-1960)
Autor: Estela Maris Sartori Martini
Data da defesa: 24/02/2011

Rompendo normas: trajetória social e prática docente de Eglê Malheiros no Colégio Estadual Dias Velho (Florianópolis, 1947-1964)
Autor: Maristela da Rosa
Data da defesa: 21/02/2013

Um núcleo pioneiro na renovação da educação secundária brasileira: as primeiras classes experimentais do estado de São Paulo (1951-1964)
Autor: Letícia Vieira
Data da defesa: 08/07/2015
 
Centro de Ciências Humanas e da Educação - FAED / Av. Madre Benvenuta, 2007 - Itacorubi - Florianópolis - SC
CEP: 88.035-001 / Telefone: (48) 3664-8500
© 2010-2012 SETIC - UDESC