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Programa de Pós-Graduação em Educação

GRADE CURRICULAR DO DOUTORADO

As disciplinas são avaliadas conforme estipulado em seu plano de ensino, podendo levar em consideração apresentações orais, produções e avaliações escritas, além do cumprimeito da frequência mínima de 75%.


Disciplina Obrigatória

Fundamentos Epistemológicos da Educação
Créditos: 4.0
Carga horária: 60h/a
Ementa: Teorias do conhecimento. O conhecimento, o saber e a verdade. Surgimento da ciência moderna. Teoria e método. Ciência e técnica. Crise das ciências sociais. Paradigmas contemporâneos. Epistemologia e pensamento educacional. Ciência e educação. Epistemologia da educação.

Fundamentos Teórico- metodológicas da Pesquisa em Educação
Créditos: 4.0
Carga horária: 60h/a
Ementa: O campo acadêmico e os processos de legitimidade. Ciência pedagógica e contemporaneidade. O estado da arte da produção do conhecimento no campo educacional. As dimensões da Pesquisa em Educação. Abordagens qualitativas e quantitativas. Metodologia de pesquisa e instrumentos de coleta de dados comuns às diferentes linhas de pesquisa do Programa. Ética na pesquisa.

Seminário Teórico Avançado em ECT
Créditos: 4.0
Carga horária: 60h/a
Ementa: O paradigma comunicacional, a cibercultura e as demandas atuais em educação. O digital, o virtual e o analógico. Mídias sociais e redes digitais. Técnica, Tecnologia e Inovação: conceitos, usos e fundamentos epistemológicos. Mediação tecnológica e educação. Tecnologia, cognição e aprendizagem. Trabalho, tecnologia e formação docente.

Seminário Teórico Avançado em HHE
Créditos: 4.0
Carga horária: 60h/a
Ementa: Concepções teórico-metodológicas da História, notadamente daquelas adotadas nas pesquisas históricas da educação brasileira. Estudo da produção historiográfica, especialmente dos que tratam da educação escolarizada.

Seminário Teórico Avançado em PFE
Créditos: 4.0
Carga horária: 60h/a
Ementa: Principais perspectivas epistemológicas nos estudos sobre Política Educacional ensino e Formação de Professores. A política educacional como objeto de estudo. As questões contemporâneas que tencionam a organização do ensino. A formação dos professores como objeto de estudo.

Seminário de Pesquisa Avançado em ECT
Créditos: 4.0
Carga horária: 60h/a
Ementa: O estado da arte da pesquisa e produção do conhecimento sobre educação, comunicação e tecnologia: impasses e perspectivas. Paradigmas de pesquisa na área de Educação, Comunicação e Tecnologia: princípios e métodos. Elaboração e desenvolvimento de Teses na área de Educação, Comunicação e Tecnologia.

Seminário de Pesquisa Avançado em HHE
Créditos: 4.0
Carga horária: 60h/a
Ementa: Operacionalização dos diferentes discursos construídos na História da Educação. Produções atuais e técnicas de pesquisa em história e educação.

Seminário de Pesquisa Avançado em PFE
Créditos: 4.0
Carga horária: 60h/a
Ementa: Estado da Arte das pesquisas em Políticas Educacionais, Ensino e a Formação Docente. As diferentes abordagens contemporâneas que fundamentam as práticas científicas e investigativas no campo educacional. Produção, Elaboração e desenvolvimento de Teses em Políticas Educacionais, Ensino e Formação.

Disciplinas Eletivas

Aprender a Ler: Processos e Pesquisas
Créditos: 4.0
Carga horária: 60h/a
Ementa: Processamento cognitivo, arquitetura cognitiva da leitura: modelos. Processos linguísticos na leitura. Teorias de aprendizagem e de desenvolvimento: interação ortografia-fonologia. Leitura e neurociências. Compreensão leitora. Dislexia. Instrumentos de pesquisa e avaliação.

Arte, Tecnologias e Formação Estética
Créditos: 4.0
Carga horária: 60h/a
Ementa: A necessidade da arte. Educação e Estética. Praxis Criativa e Praxis reiterativa. As transformações da arte a partir das tecnologias. Imagens digitais e criação na escola, imaginação e formação estética

Bibliotecas e Educação
Créditos: 4.0
Carga horária: 60h/a
Ementa: Educação, livros e bibliotecas espaços de sociabilidades: informação, conhecimento e (auto) formação na perspectiva da cultura impressa e digital. A constituição histórica, cultural e política da biblioteca. Biblioteca uma instituição das práticas de leitura e escrita. O discurso sobre bibliotecas públicas e escolares na educação brasileira – estudos de caso.

Cartografias Intensivas em Educação
Créditos: 4.0
Carga horária: 60h/a
Ementa: Do mapa como representação vinculado aos universais de comunicação ao mapa como expressão de forças de topografias invisíveis e suas possíveis vinculações à produção de vacúolos de não-comunicação. O conceito de intensivo tomado de Gilles Deleuze e Félix Guattari acompanhado das noções de devir, linhas de fuga e desterritorialização. Cartografias intensivas como topografia das forças invisíveis que sustentam as questões-problemas dos projetos de pesquisa em educação: possibilidades, viabilidades e limites desta proposta. Cartografia como processo pelo qual se acompanha as invenções em educação no contemporâneo.

Cultura Escolar como objeto histórico: fundamentos teóricos e metodológicos
Créditos: 4.0
Carga horária: 60h/a
Ementa: A categoria da cultura escolar como um desdobramento das discussões da micro-história. Principais conceitualizações sobre a cultura escolar. Impasses teóricos e metodológicos para a investigação no campo da cultura escolar. Os manuais/livros escolares, as imagens fotográficas e os cadernos escolares como fontes para o estudo da cultura escolar. As apropriações do conceito de cultura escolar na historiografia brasileira. A importância do entrecruzamento de fontes para o estudo sobre a cultura escolar.

Cultura Material, Patrimônio Educativo e Educação
Créditos: 4.0
Carga horária: 60h/a
Ementa: Patrimônio, educação e “cultura da memória”. A constituição do Patrimônio Cultural – material e imaterial – na História da Educação. Instituições custodiadoras de acervos escolares: bibliotecas, museus, arquivos e centros de documentação. A História e a educação nos objetos.

Diversidade e Políticas de Inclusão na Educação Básica
Créditos: 4.0
Carga horária: 60h/a
Ementa: Políticas educacionais de inclusão e os discursos sobre diversidade. Políticas educacionais e políticas de currículo para o atendimento da diversidade. Diversidade e escolarização: desafios para a educação básica.

Educação de Jovens, Adultos e Idosos: Políticas e Práticas
Créditos: 4.0
Carga horária: 60h/a
Ementa: Retrospectiva histórica da educação de jovens e adultos no Brasil e em Santa Catarina. Propostas e práticas curriculares para a educação de jovens, adultos e idosos. Legislação em EJA e a articulação com os níveis e modalidades de ensino da educação básica. Políticas atuais em EJA. Processos de escolarização na vida adulta e na velhice. Alfabetização e letramento de adultos e idosos.

Educação e Comunicação
Créditos: 4.0
Carga horária: 60h/a
Ementa: Teorias da Comunicação. Transformações contemporâneas na comunicação e na cultura. Mídia e cultura. Inter-relações entre educação e comunicação. Educomunicação, ecossistemas comunicacionais e a prática pedagógica.

Educação e Cultura Digital
Créditos: 4.0
Carga horária: 60h/a
Ementa: Paradigmas emergentes de ciência. Conceitos de técnica e tecnologia; virtual e virtualidade; cultura e cultura digital; cibercultura e ciberespaço. Gênese instrumental. Humanidades científicas. Humanos, pós-humanos e transhumanos. Teoria AtorRede e a pesquisa em educação. Convergência digital, mobilidade e mediações tecnológicas.

Educação sexual: interfaces curriculares
Créditos: 4.0
Carga horária: 60h/a
Ementa: Sexualidade como tema transversal. Educação sexual, transversalidade e currículo. Educação sexual em organizações educativas formais e não formais: interfaces curriculares na construção de projetos politico-pedagógicos. Processos de educação sexual intencionais nas práticas pedagógicas atuais frente aos desafios de temas contemporâneos.

Ensino da Leitura: Decodificação e Compreensão
Créditos: 4.0
Carga horária: 60h/a
Ementa: Habilidades do processamento fonológico: memória, rapidez de nomeação, consciência fonológica. Conhecimento ortográfico, consciência morfossintática e metatextual, oralidade e cognição. Habilidades metalinguísticas e compreensão. Estudos entre ortografias. Estratégias de ensino da leitura.

Escolarização, História e Poder
Créditos: 4.0
Carga horária: 60h/a
Ementa: Análise genealógica da educação escolar pós-medieval. Renascimento, Reformas Religiosas e os novos modos de educação.
Emergência dos sistemas escolares estatais, nacionalismo, regulação social e a questão do dualismo escolar. Deslocamentos contemporâneos da maquinaria escolar.

Escolarização na Contemporaneidade: Desafios Atuais
Créditos: 4.0
Carga horária: 60h/a
Ementa: Diferentes perspectivas sobre o conceito de escolarização. Escolarização, cultura e sociedade: forma, cultura escolar e a questão da tecnologia. Reconfigurações atuais do papel de aluno, professor, conhecimento e escola. Artefatos culturais e tecnológicos e seus cruzamentos com o currículo escolar. A estabilidade das práticas escolares e as fugazes mudanças contemporâneas. O sentido e os desafios da escola num contexto de cultura digital.

Escrita: Processos e Produto
Créditos: 4.0
Carga horária: 60h/a
Ementa: Oralidade e escrita: fundamentos teórico-metodológicos. Componentes da produção textual. Metacognição, habilidades metalinguísticas e produção textual. Aspectos gráficos e ortográficos da escrita. Escrever: o que, para que, porque e para quem – fundamentos para a didática do ensino da escrita. Avaliação e metodologia de pesquisa.

Filosofia e História: Ensino e Aprendizagens
Créditos: 4.0
Carga horária: 60h/a
Ementa: Presença/ausência da filosofia nas legislações brasileiras contemporâneas. Diretrizes Curriculares. Proposta Curricular Catarinense. A formação integral. A formação do professor de filosofia. Didáticas e metodologias do ensino de Filosofia.

Formação de Educadores e Tecnologia: Interface com a Temática Exergames, Corporeidade, Saúde e Sexualidade
Créditos: 4.0
Carga horária: 60h/a
Ementa: Conceitos analíticos para se estudar e explicar a pratica, a orientação e a identidade sexual humana integrando ciência e educação pautada na compreensão da corporeidade nos diferentes sexos, fenótipos e gêneros. Corporeidade, saúde e aprendizagem numa abordagem interdisciplinar mediada pelas tecnologias dos exergames, baseada em elementos teórico-metodológicos de cunho interacionista (natureza e cultura) de projetos sociais e educacionais que abordem a diversidade humana.

Formação de Professores, Profissionalização Docente e Práticas Pedagógicas
Créditos: 4.0
Carga horária: 60h/a
Ementa: Formação de professores: concepções, cenários e diretrizes. Formação inicial e continuada: contextualização, movimentos, propostas. Tendências da pesquisa em formação docente. Exploração das principais correntes teóricas e epistemológicas que incidem na formação docente e na prática pedagógica da educação básica.

Formação Docente e Práticas Pedagógicas na Contemporaneidade
Créditos: 4.0
Carga horária: 60h/a
Ementa: Os desafios da formação docente e das práticas pedagógicas na contemporaneidade. O estudo do fazer docente no espaço escolar inserido num contexto sócio-político, econômico e cultural a partir das transformações da sociedade, identificando-se nesse cenário as perspectivas teóricas, práticas curriculares e tendências atuais que circundam esse tema.

História da Educação Brasileira e Catarinense: Aportes teórico-metodológicos
Créditos: 4.0
Carga horária: 60h/a
Ementa: Diferentes abordagens no campo da História e da Educação: métodos, objetos e fontes/documentos. Especificidades do campo: Experiências de Pesquisa em História da Educação Brasileira e Catarinense. Percurso do ensino de HE: investigações nacionais e internacionais recentes na área.

História da Infância e Juventude: Práticas e Discursos
Créditos: 4.0
Carga horária: 60h/a
Ementa: A emergência da História da Infância e Juventude. Historiografia brasileira: caminhos epistemológicos e metodológicos; Fontes documentais e a perspectiva ética; O discurso pedagógico; O discurso jurídico; O discurso médico; O discurso da mídia; As políticas sociais para infância e juventude no Brasil.

História da Profissão Docente: Memórias de Professores
Créditos: 4.0
Carga horária: 60h/a
Ementa: Memórias docentes / testemunhos orais e escritos como campo de pesquisa em História da Educação. Fontes e possibilidades de uso para a escrita da história da profissão docente. Fontes materiais em acervos escolares. O papel da Legislação na constituição da história da profissão docente.

Infância, Educação Infantil e Cidade: da Invisibilidade Política às Produções Culturais das Crianças
Créditos: 4.0
Carga horária: 60h/a
Ementa: A inserção cultural das crianças como problema da política pública. Cuidado infantil no espaço público. Famílias e crianças. A construção sócio-cultural do lugar da criança no espaço público. A creche e a pré-escola como espaços coletivos de produção cultural para e das crianças.

Investigación en TICs y Prácticas educativas en América Latina y Centroamérica
Créditos: 4.0
Carga horária: 60h/a
Ementa: Metodologías, enfoques y el cuestionamiento de los temas de actualidad del campo de la educación concebida y practicada en la América española. Lecturas y grupos de discusión sobre los diferentes problemas de la educación en las diferentes plataformas de información y comunicación.

O Ensino de Geografia e as Diferentes Linguagens
Créditos: 4.0
Carga horária: 60h/a
Ementa: A disciplina aborda estudos e estimula conexões entre ensino de Geografia e diferentes linguagens, privilegiando abordagens inscritas na contemporaneidade. Propõe debate sobre as mudanças no cotidiano do ensinar e aprender mediatizado pelas diferentes linguagens. Oportuniza a proximidade com autores e questões recorrentes nos debates da área da ciência geográfica e da educação que circundam esse tema.

Oficinas: Educação como Prática de Liberdade
Créditos: 4.0
Carga horária: 60h/a
Ementa: História das oficinas no contexto do Núcleo de Alfabetização Técnica. Oficina como modalidade educativa centrada na autoformação e seus eixos de trabalho: dialogicidade, auto-organização e não-disciplinaridade. A noção de oficina apontando para outros territórios em educação. Educação como invenção. Apresentação de oficinas em diferentes contextos educacionais. Pesquisa temática e de estratégias para a produção e desenvolvimento de oficinas como prática de liberdade. O oficineiro como o artesão de uma prática de liberdade.

Paulo Freire e a Educação
Créditos: 4.0
Carga horária: 60h/a
Ementa: Contexto do nacional desenvolvimentismo brasileiro. Estado e a renovação educacional. Os movimentos populares e o pensamento de Paulo Freire. A educação na ditadura militar. A educação como prática da liberdade. A pedagogia do oprimido. A pedagogia da autonomia. A educação freiriana no contexto internacional: o legado de Paulo Freire.

Políticas e Legislação da Educação Brasileira e Catarinense
Créditos: 4.0
Carga horária: 60h/a
Ementa: Legislação, programas e diretrizes da educação. A educação nas constituições brasileiras e suas respectivas leis regulamentadoras: leis 4.024/61, 5.540/68, 5692/71 e 9394/96. A lei do sistema estadual de ensino. Reformas educacionais e os planos de educação - PNE: plano nacional de educação, PEE: plano estadual de educação e PME: planos municipais de educação.
Diretrizes curriculares nacionais da educação. Fóruns de educação. Políticas e programas de formação de professores e os impactos nos sistemas de ensino. A legislação educacional e a gestão escolar - projeto pedagógico e avaliação institucional.

Políticas Educacionais, Currículo e Tecnologia na Contemporaneidade
Créditos: 4.0
Carga horária: 60h/a
Ementa: Políticas Educacionais, contexto global e tecnologias. Políticas curriculares e inserção de tecnologia digitais na escola. Inovação, mudança e reformas no contexto dos estudos curriculares. Tensões contemporâneas das pesquisas curriculares.

Políticas Educacionais e Culturais na América Latina
Créditos: 4.0
Carga horária: 60h/a
Ementa: Reformas educacionais na América Latina. Teorias da cultura. Indústria cultural e a formação do gosto. A organização da cultura. Os professores como intelectuais. A formação de professores na América Latina.

Políticas Educacionais e o Ensino de Artes
Créditos: 4.0
Carga horária: 60h/a
Ementa: O ensino das artes na educação brasileira. Legislação educacional e documentos normativos para o ensino das artes na escola. As políticas de formação de professores de artes em diferentes períodos da educação brasileira. As artes na escola e em outros espaços educativos.

Políticas Públicas, Gestão da Educação e Trabalho Docente
Créditos: 4.0
Carga horária: 60h/a
Ementa: Estado e políticas educacionais. O caráter público da política educacional. As parcerias público/privado na educação. As políticas educacionais no Brasil e sua articulação aos organismos nacionais e internacionais. Universalização da oferta e qualidade da educação. O financiamento da Educação e os sistemas de avaliação nacional. Planos, metas e programas governamentais para a educação básica.

Research in Education: theory and methods
Créditos: 4.0
Carga horária: 60h/a
Ementa: Topics in educational research, related both to research methodologies and to themes in recent educational research. Readings and group discussions about different themes relatives a research projects and classics books in the Education area. Presentation of participants’ drafts for international seminars, conferences and congresses, or texts to be submitted to journals.

Tecnologias e Formação de Educadores: Interface com a Temática Educação Sexual
Créditos: 4.0
Carga horária: 60h/a
Ementa: Inserção curricular da temática Educação Sexual: uma abordagem em perspectiva interdisciplinar mediada pelas tecnologias. Elementos teórico-metodológicos de projetos de educação sexual nas modalidades semi-presencial e a distância. Sexualidade e mídia. Metodologias de produção de materiais didáticos em educação sexual para diferentes modalidades educativas.

Trabalho, Educação, Tecnologia e as Novas Dinâmicas do Capitalismo
Créditos: 4.0
Carga horária: 60h/a
Ementa: As determinações da produção material no novo regime de acumulação capitalista: mundialização, globalização e reestruturação produtiva. Relações entre Educação e Tecnologia e as novas formas de produção do conhecimento sob os pressupostos da teoria crítica da sociedade.

Trabalho, Estado e Políticas Educacionais
Créditos: 4.0
Carga horária: 60h/a
Ementa: Antagonismo capital-trabalho e a materialização das políticas públicas, em particular as políticas educacionais. Reestruturação produtiva e o fundo público para a educação. A organização do estado na sociedade contemporânea. Gerencialismo e educação.

Tópicos Especiais em Educação I
Créditos: 4.0
Carga horária: 60h/a
Ementa: Temáticas e debates contemporâneos na pesquisa em Educação a serem definidos em programas próprios.
 
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