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Programa de Pós-Graduação em Educação

LABORATÓRIOS E NÚCLEOS

Laboratório de Ensino e Pesquisa e Extensão em Biblioteconomia e Ciência da Informação – LABIB

Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão em Biblioteconomia e Ciência da Informação (LABIB), foi formalmente criado em 2006, com a missão de “contribuir para a formação integral do bibliotecário, por meio do desenvolvimento de projetos e atividades de ensino, pesquisa e extensão, que englobam as áreas técnicas, tecnológicas e humanísticas inerentes à profissão”.

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LABORATÓRIO DE GÊNERO, EDUCAÇÃO, SEXUALIDADE E CORPOREIDADE (LAGESC):

    Este laboratório de pesquisa criado em 2006 reúne os orientandos do Professor Dr. Fernando Luiz Cardoso, Bolsista PQ contemplado em 2015, que está vinculado a dois Programas de Pós-graduação da UDESC: o Programa de Pós-graduação em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH) com 04 mestrandos e 04 doutorandos e o Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) com 01 mestrando e 03 doutorandos. O LAGESC no ano de 2015 contou com o apoio de três Bolsistas de Iniciação Cientifica, além de bolsistas voluntários de pesquisa. O LAGESC já possui uma relevante história no estudo do desenvolvimento humano aplicado as áreas da Educação, Educação Física, Fisioterapia, Gênero e Sexualidade onde já formou dois doutores, treze mestres e vinte e três bolsistas de iniciação científica. Como um laboratório de pesquisa tem relevante participação no campo da produção cientifica no país quando produziu no ultimo triênio 35 artigos científicos categorizados pelo qualis da Capes entre B4 a A1, com forte presença internacional nas grandes revistas da área da sexualidade humana, psicologia e ciências do movimento humano. O LAGESC caracteriza-se como um dos laboratórios de pesquisa mais produtivos da UDESC.  No momento o Laboratório dedica-se a pesquisas de ponta em termos acadêmicos e tecnológicos dentre eles: a criação de um instrumento digital para a avaliação da imagem corporal de crianças pré-púberes, a análise de conteúdo dos principais exergames atualmente utilizados na escola como instrumento de lazer, a criação de uma bateria motora digital para ser aplicada a crianças entre 9 e 11 anos de idade, Corporeidade e Cognição: apropriação de conceitos por meio da aprendizagem docente e discente do uso de ferramentas de autoria, dentre outros etc. Tais projetos tem como objetivo maior a avaliação e a intervenção cientifica e pedagógica no ambiente escolar utilizando-se dos recursos digitais e midiáticos no estudo multidisciplinar do comportamento humano no processo de endoculturação. O LAGESC em 2015 contou com recursos externos de dois financiamentos para pesquisa: PAP/FAPESC / 2015 e Balcão FAPESC / 2014. O laboratório publicou em 2015 14 artigos em revistas nacionais e internacionais que variaram do qualis B3 a A1. Em 2016 o LAGESC já tem mais de 15 artigos publicados e ou aceitos nos qualis de B2 a A1 para publicação no corrente ano e está concorrendo a dois importantes editais: o PP/SUS 2016 (R$ 150.000,00) e o UNIVERSAL do CNPq 2016 (130.000,00).


Laboratório de Mídias e Práticas Educativas – LAMPE

O Laboratório de Mídia e Práticas Educativas tem por objetivo assegurar um espaço de pesquisa, construção e aplicação de práticas pedagógicas com base na utilização de tecnologias da informação e da comunicação, digitais ou não, voltadas ao estudo das relações entre as tecnologias da informação e da comunicação e a prática pedagógica. Integra ações de ensino, pesquisa e extensão nos níveis de Graduação e Pós-Graduação. Procura contribuir efetivamente no processo de formação e atuação docente, para a compreensão e aplicação das potencialidades e usos das TIC no processo de ensino e aprendizagem, articulando a pesquisa, o ensino e a extensão na temática Educação e Tecnologias de Informação e Comunicação. Assim, sua vocação é promover a análise, a testagem e a produção de materiais pedagógicos em todos os níveis de ensino, numa perspectiva colaborativa para a construção coletiva do conhecimento por meio de parcerias com instituições, grupos de pesquisa, núcleos, pesquisadores e profissionais interessados nas ações do LAMPE. O LAMPE é constituído por professores, acadêmicos da graduação e da pós-graduação do Centro de Ciências Humanas e da Educação – FAED – especialmente aqueles vinculados ao curso de Pedagogia e ao Programa de Pós-Graduação em Educação e técnicos que com interesse em realizar pesquisas e estudos nestas áreas.

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Laboratório de Patrimônio Cultural – LABPAC

Institucionalizado no primeiro semestre de 2008, o Laboratório de Patrimônio Cultural teve sua criação ligada, antes de tudo, às necessidades das disciplinas de Prática Curricular – Patrimônio Cultural (I e II), incorporadas à grade curricular do Curso de Graduação em História do Centro de Ciências Humanas e da Educação da UDESC em 2005. A existência das disciplinas, ao estimular a reflexão acerca de ações de preservação de bens culturais, ressaltou o papel dos historiadores e dos acervos no registro das experiências históricas e nos processos sociais de construção de memórias. Por conseqüência, foram geradas demandas para a implantação de laboratório voltado para as temáticas do patrimônio cultural, que abrigasse materiais para estudo, experimentação e criação relativos à área, e que integrasse docentes e discentes, programas e projetos de pesquisa, ensino e extensão afins. Com a implantação, em março de 2007, dos Programas de Pós-Graduação em História, na área de concentração de História do Tempo Presente, e Educação, na área de História e Historiografia da Educação, na UDESC, a temática do patrimônio cultural se mostrou relevante, tanto na produção de docentes como na de discentes. Afinal, contemporaneamente, memória e patrimônio cultural têm se imbricado com intensidade, permitindo a autores de diferentes perfis diagnosticarem, ao menos desde a década de 1970, e com mais intensidade a partir dos anos 1990, uma verdadeira obsessão pela memória, vinculada, por seu turno, a uma febre de patrimonialização. O Laboratório de Patrimônio Cultural busca, assim, dar suporte a investigações acerca dos processos de constituição social de memórias e das ações e instituições voltadas para a preservação de bens culturais. O Laboratório de Patrimônio Cultural está aberto à participação de docentes e discentes de outros cursos de graduação e pós-graduação da UDESC, bem como de profissionais e interessados em geral nas questões relacionadas à preservação do patrimônio cultural. O Laboratório congrega dois grupos de pesquisas: Grupo de Estudos sobre Patrimônio Cultural e Grupo de Estudos de História da Cultura Escrita e Leitura. O Grupo de Estudos sobre Patrimônio Cultural foi criado em dezembro de 2004, sob a coordenação da Prof.ª Janice Gonçalves, inicialmente vinculado ao Núcleo de Estudos Históricos do Centro de Ciências Humanas e da Educação da UDESC. Aberto à participação de todos os interessados, o Grupo busca problematizar (e refletir sobre) o conceito de patrimônio cultural e as ações a ele relacionadas, contribuindo para os debates que envolvem a questão, sobretudo em Santa Catarina. O Grupo de Estudos de História da Cultura Escrita e Leitura sobre Patrimônio Cultural é coordenado pela Prof.ª Dr.ª Maria Teresa Santos Cunha, que é também a sub-coordenadora do LABPAC.

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Laboratório de Estudos e Pesquisas de Educação em Geografia – LEPEGEO

O LEPEGEO - Laboratório de Estudos e Pesquisas de Educação em Geografia foi criado em 2011 como um espaço no curso de geografia para tratar diretamente com a formação de educadores. Tem por objetivo fornecer apoio a estudantes e professores do Centro de Ciências Humanas e da Educação da UDESC e de outras instituições da educação básica para o desenvolvimento de estudos e pesquisas relativas a educação em geografia. Tem sua gênese na identificação de demandas observadas no processo de formação dos acadêmicos que fazem opção pela licenciatura em geografia. É um importante espaço para desenvolvimento de pesquisas e atividades voltadas para a docência, seja de formação inicial como de formação continuada; atividades de pesquisa, de ensino e de extensão, capazes de atender as necessidades de melhoria da prática pedagógica dos profissionais da educação. Está voltado para criação de parcerias entre o laboratório e escolas de ensino fundamental e médio da rede pública municipal e estadual para a realização de estágios e pesquisas, envolvendo os alunos do curso de geografia e demais interessados. Nesse sentido, disponibiliza um acervo de materiais didáticos, livros didáticos e paradidáticos para serem utilizados nas atividades de prática de ensino/estágios; realiza eventos para promover a circulação dos estudos e das pesquisas feitas no grupo; incentiva o intercâmbio dos alunos do curso de geografia com outras instituições de formação de professores de geografia que tenham reconhecido trabalho nesta área; oportuniza espaços de convívio com produções culturais do nosso tempo-espaço para ampliar a formação docente.

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Laboratório Integrado Multimídia – LIM

É um laboratório de imagem e som para a realização de pesquisas de produção de linguagens (visuais e sonoras), bem como para o registro e análise de dados. O LIM integra cinco eixos de trabalho, a saber: criação de instrumentos de pesquisa; interface de meios eletrônicos; produção de linguagens; aplicação em pesquisa de campo; registro e documentação. Reúne grupos de pesquisa vinculados aos programas de pós-graduação dos Centros de: Ciências Humanas e da Educação (FAED), Educação Física, Fisioterapia e Desporto (CEFID), Artes (CEART) e Administração (ESAG), com a finalidade de dar suporte ao desenvolvimento de pesquisas científicas que têm a tecnologia de imagem e som como meio e suporte.

Museu da Escola Catarinense

Segundo o Regimento da UDESC, O Museu da Escola Catarinense tem por finalidade reunir informações e elementos materiais e simbólicos sobre as escolas do Estado com o objetivo de preservar objetos, artefatos, documentos e imagens de valor histórico relacionados à cultura escolar e à educação catarinense.

Cabe ao Museu da Escola Catarinense:

  1. preservar a memória da escola catarinense;
  2. coletar informações e elementos materiais sobre as escolas do Estado;
  3. coordenar as ações de salvaguarda e comunicação do acervo;
  4. oferecer suporte às atividades de ensino, pesquisa e extensão relacionadas aos seus objetivos;
  5. exercer outras atribuições no âmbito de sua competência ou que lhe forem delegadas.

Este Museu constitui-se, entre outras funções, como laboratório de investigação em História da Educação, com suporte institucional da Linha de Pesquisa História da Educação e Historiografia do PPGE do Grupo de Pesquisa Sociedade, Memória e Educação – GPSOME. As ações de extensão desenvolvidas nesse espaço são destinadas a socializar o acervo e os trabalhos junto à comunidade, pautando-se por ações diretas para a comunidade escolar com o intuito de fomentar uma política de preservação da memória, com assessoria tanto para a organização de espaços da memória como de preservação e recuperação. O Museu da Escola Catarinense foi criado junto ao Centro de Ciências Humanas e da Educação/FAED em novembro de 1992, passando a funcionar desde março de 1993 como um espaço de preservação da memória cultural escolar do Estado e como centro de apoio à pesquisa científica. Atualmente, está instalado no prédio onde funcionava, até meados de 2007, a FAED, na Rua Saldanha Marinho, 196 no bairro Centro em Florianópolis. O museu tem como objetivo geral, reunir um acervo, o mais completo possível, da cultura material relativa à educação em Santa Catarina. Como objetivos específicos desta instituição destacam-se, entre outros: Reunir e organizar dados históricos sobre a educação em Santa Catarina; criar e estruturar um ambiente de pesquisa e extensão acadêmica que possa dar suporte a pesquisas em educação. O acervo do Museu da Escola Catarinense é composto por livros, móveis, objetos escolares, fotografias e documentos que registram parte da história da educação catarinense. Trata-se de material proveniente de doações de escolas, órgãos públicos e ex-professores ou seus familiares. Conta também com um acervo de história oral composto por um conjunto de aproximadamente cem entrevistas concedidas por profissionais que atuaram no ensino catarinense até os anos 1960 do século passado.

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NAPE – Núcleo de Apoio Pedagógico

O Núcleo de Apoio Pedagógico é um espaço de produção e socialização de estudos e pesquisas em Educação considerando as relações entre docência, alfabetização e letramento, práticas pedagógicas e a formação docente para o trabalho educativo com crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos. O NAPE atua em duas linhas de pesquisa: Formação Docente e Práticas Pedagógicas e Formação Docente e Alfabetização. Neste sentido busca contribuir na formação de professores (as) com estudos e pesquisas na Educação Infantil, Ensino Fundamental e EJA considerando os processos de ensino e aprendizagem e o trabalho com as Diretrizes e componentes curriculares da Educação Básica. O NAPE funciona na sala 63 da FAED.

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Órgão Setorial UDESC Virtual

Responsável pelo planejamento, execução e avaliação de produtos multimídia; responsável pelo gerenciamento, manutenção e capacitação no uso de ambientes virtuais de aprendizagem utilizados como ambientes pedagógicos para formação inicial, pós-graduação lato e stricto sensu e formação continuada, presencial e/ou a distância, assim como ambiente de interação para ações de ensino, pesquisa, extensão e administração desenvolvidas pelo Centro de Educação a Distância e por outros Centros da UDESC, com destaque para a FAED. A UDESC Virtual também desenvolve ferramentas computacionais para as ações pedagógicas e administrativas do CEAD; mantém comunidades virtuais de grupos de pesquisa da instituição e é responsável pela manutenção da infra-estrutura tecnológica do Centro. Sua estrutura física é composta por salas, computadores e estúdio de vídeo, utilizado por professores de outros Centros para produções audiovisuais. Conta com funcionários efetivos e terceirizados, técnicos de suporte de informática, vídeo e rádio, tutores e bolsistas.

 
Centro de Ciências Humanas e da Educação - FAED / Av. Madre Benvenuta, 2007 - Itacorubi - Florianópolis - SC
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