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Departamento de Geografia

 
Objetivos do Curso de Geografia Bacharelado

O Curso de Geografia Bacharelado da UDESC tem como objetivo geral a plena formação do profissional bacharel em Geografia e de um cidadão mais consciente de seus direitos e deveres com a sociedade em que vive.
O curso apresenta como objetivos específicos:
·         Desenvolver habilidades para a investigação científica e produção de conhecimentos relativos ao campo de atuação da Geografia;
·         Realizar a formação técnica, científica e ética que possibilite a atuação profissional adequada como Geógrafo no mundo do trabalho,
·         Formar profissionais capacitados a utilizar o saber geográfico nas mais diversas instituições públicas ou privadas que demandem a atuação do geógrafo;
·         Fornecer a base dos conhecimentos em preparação à pós-graduação, visando capacitar o futuro profissional em mais um nível de formação;
·         Articular pesquisa e prática em Geografia em todos os seus níveis;
·         Formar consciência crítica da realidade espacial ao nível local, regional, nacional e global;
·         Desenvolver atividades didático-pedagógicas, de pesquisa e de extensão integrando os conteúdos específicos da Geografia.
 
 
Perfil Profissional
 
O Curso de Geografia da Universidade do Estado de Santa Catarina forma graduandos que, ao concluírem o Curso, estão capacitados ao exercício do trabalho como bacharel em Geografia, dominando o conhecimento geográfico e habilitados para o trabalho técnico dentro de suas atribuições profissionais, segundo a Lei do Geógrafo (Lei nº 6.664, de 26 junho 1979) e Resolução 1010 de 2005 do Sistema Confea-CREA.
Características do profissional formado:
·         Domínio das diferentes concepções metodológicas que referenciam a construção de categorias para a investigação e a análise das relações sócio-geográficas;
·         Capacidade de compreensão de diferentes relações de tempo e espaço na análise do espaço geográfico;
·         Conhecimento das interpretações propostas pelas principais escolas geográficas, de modo a distinguir diferentes narrativas, metodologias e teorias;
·         Capacidade de transitar pelas fronteiras entre a Geografia e outras áreas do conhecimento, sendo capaz de demarcar seus campos específicos e, sobretudo, de qualificar o que é próprio do conhecimento geográfico;
·         Domínio das bases teórico-metodológicas que permitam desenvolver uma prática profissional de qualidade e inovadora;
·         Atitude autônoma frente ao processo de construção do conhecimento, encarando a formação como um processo permanente;
·         Desenvolvimento de políticas e projetos de gestão do espaço;
·         Discussão e aplicação de políticas de gestão ambiental.
·         Domínio de técnicas de geoprocessamento e das geotecnologias em geral;
·         Desenvolvimento de projetos de pesquisa científica, exercitando o conhecimento geográfico e socializando seus resultados à comunidade.
 
 
Aspectos legais da profissão de Geógrafo
A profissão de Geógrafo é atribuída às pessoas que possuem a titulação de Engenheiro Geógrafo, Geógrafo ou Bacharel em Geografia e é regida pelo Decreto no. 23.569/33 e complementada pelas Leis no 5.194/66 e no 6.664/79. Os Geógrafos são profissionais vinculados ao Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia - CREA e fazem parte da Câmara Setorial de Agrimensura no CREA de Santa Catarina. A Resolução 1010 de 2005 do Sistema Confea-CREA apresenta as atribuições profissionais do Geógrafo.
 
Áreas de atuação do Geógrafo
v   Levantamentos de recursos naturais, sócio-econômico, demografia e dinâmica populacional, entre outros.
v   Planejamento ambiental, urbano e regional.
v   Planejamentos econômicos-ecológicos.
v   Gerenciamento costeiro.
v   Correlações espaciais de zoonoses e planejamento espacial de prevenção de epidemias e pandemias.
v   Avaliação de impactos ambientais e licenciamento ambiental de empreendimentos e atividades potencialmente degradadoras do meio ambiente.
v   Recuperação de áreas degradadas.
v   Análise e gerenciamento de áreas de risco.
v   Gestão de recursos hídricos e bacias hidrográficas.
v   Gestão de unidades de conservação.
v  Planejamento e gestão do turismo,
v   Entre outras.
 
 
 
 
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