Como chegar aqui:

PPG em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental - Profissional

CURRÍCULO MESTRADO PROFISSINAL

EXIGÊNCIA PARA DEFESA
  • Créditos em disciplinas:

Disciplinas obrigatórias: 12 créditos
Disciplinas não-obrigatórias: 12 créditos;

  • Presença em cinco (5) bancas de defesa ou qualificação;

  • Comprovar proficiência em Língua extrangeira;

  • Submeter um artigo em revista indexada na área de Planejamento Urbano e Regional/Demografia;

  • Qualificar proposta de dissertação.

Disciplinas Obrigatórias


Metodologia Científica e da Pesquisa
Código: M-MCP-60
Créditos: 4.0
Carga horária: 60h/a
Ementa: Conceitos e temas em metodologia científica e da pesquisa. Compreensão dos pressupostos teóricos da investigação científica: relação entre o objeto de investigação científica, os referenciais teóricos e os métodos de investigação; distinção dos tipos de pesquisa científica; Planejamento Territorial e Desenvolvimento da pesquisa; compreensão da atitude e do fazer científicos como inerentes ao planejamento. Plano de dissertação: questões de Planejamento Territorial e Desenvolvimento socio-ambientais, recortes e técnicas de pesquisa, apresentação de resultados.

Planejamento Territorial
Código: M-PLT-60
Créditos: 4.0
Carga horária: 60h/a
Ementa: Histórico do Planejamento Territorial no Brasil. O Planejamento como Processo diagnóstico, ação, implementação e avaliação. As políticas territoriais do Brasil e as repercussões para o Planejamento:Programa de Gerenciamento Costeiro e Estatuto da Cidade. As bases físico-territoriais do planejamento. A cidade como objeto de planejamento. Planejamento regional e as bacias hidrográficas como unidades territoriais. Oficina de trabalho interdisciplinar para aplicação prática de metodologias de planejamento territorial em uma micro-região, município, cidade ou bacia hidrográfica de Santa Catarina.

Seminários
Código: M-SEM-30
Créditos: 4.0
Carga horária: 60h/a
Ementa: A disciplina objetiva subsidiar os mestrandos com conhecimentos relativos a aspectos metodológicos de elaboração de documento acadêmico e aspectos formais da elaboração de dissertação de Mestrado. Ativar o instrumental necessário para o desenvolvimento dos estágios iniciais das dissertações dos alunos, mediante discussões sobre projetos em andamento e através da organização de entrevistas de assessoramento com os Professores-Orientadores do Programa. A disciplina Seminários tem caráter obrigatório e vale 04 (quatro) créditos. Os alunos serão matriculados na disciplina Seminários ao ingressarem no curso. Como atividade regular dessa disciplina, os alunos matriculados deverão apresentar, em um primeiro momento, seu pré-projeto de dissertação e, em um segundo momento, seu projeto de dissertação definitivo.


Disciplinas Não-Obrigatórias


A Prática em Planejamento Regional
Código: M-PPR-60
Créditos: 4.0
Carga horária: 60h/a
Ementa: Região e Formação sócio-espacial. O Planejamento Regional como instrumento político. O aspecto espacial das estratégias de desenvolvimento regional. Teorias e medodologias de Planejamento Regional. Planos, Programas e Projetos: Brasil e Santa Catarina. Etapas de elaboração de proposta de planejamento regional. Execução de trabalho prático de planejamento regional aplicado a realidade catarinense.

A Prática em Planejamento Urbano
Código: M-PPU-60
Créditos: 4.0
Carga horária: 60h/a
Ementa: Introdução a teoria, a prática e a evolução histórica do planejamento urbano. Planejamento em diferentes sistemas sociais. As teorias do planejamento urbano. A evolução de políticas de planejamento urbano no Brasil. As teorias do crescimento e da organização de cidades, de regiões urbanas, de sistemas de cidades e de metropolização. Métodologias de planejamento urbano. Etapas de elaboração de um Plano Diretor. Execução de trabalho prático de planejamento urbano aplicado a realidade catarinense.

Análise da Paisagem Geográfica
Código: M-APA-60
Créditos: 4.0
Carga horária: 60h/a
Ementa: Sociedade e Natureza: autonomia e relações. A ecologia de paisagem: conceitos e análise dos componentes. Elementos e estrutura de uma paisagem. Descritores da Estrutura da Paisagem. Discussão sobre a Aplicação dos Descritores da Estrutura da Paisagem. Modelagem de mudanças na paisagem. Contribuição Interdisciplinar aos Modelos de Paisagem.

Cartografia Temática Digital Aplicada ao Planejamento
Código: M-CTD-60
Créditos: 4.0
Carga horária: 60h/a
Ementa: Os sistemas de informação geográfica e os mapas: o mapa como uma interface para o SIG; dados espaciais; as relações entre SIG e Cartografia. Aquisição de dados: métodos de aquisição; características vetoriais e matriciais; obtendo dados de mapas existentes; controle e precisão. Características dos mapas: o mapa como uma peça singular; o processo de comunicação cartográfica; funções e tipos de mapas. Aplicações de SIG - que mapa utilizar Cadastro e redes de utilidades Generalização de banco de dados e generalização cartográfica em SIG; aplicações em escalas grandes; análise espacial - aplicações em pequenas escalas; trabalhando com dados digitais. Mapas gerais. Planejamento Cartográfico. Mapeamento estatístico. Instrumentos cartográficos. Ambientes avançados de Cartografia: Atlas eletrônico, mapas e sistemas multimídia; mapas animados. Mapas como instrumentos de planejamento e a gestão territorial.

Cidade e Cultura Urbana
Código: M-CCU-60
Créditos: 4.0
Carga horária: 60h/a
Ementa: A historiografia e a cidade: descobertas de novos espaços; Cultura urbana e mudança social no Brasil: os utopistas da modernidade. Do campo para a cidade: redistribuição de poderes. Apropriação cultural do espaço urbano. Experiências culturais urbanísticas brasileiras.

Demografia, Migração e Redistribuição Espacial da População
Código: M-DMR-60
Créditos: 4.0
Carga horária: 60h/a
Ementa: Elementos Básicos da Demografia. Composição da População. A definição de migração: tipos e etapas. Principais definições e fontes de dados. Estimativas diretas e indiretas: elementos básicos. Diferenciais e Seletividade migratórios. O comportamento do fenômeno no Brasil. Componentes da redistribuição espacial da população.

Desenvolvimento e Organização do Espaço Regional
Código: M-DOE-60
Créditos: 4.0
Carga horária: 60h/a
Ementa: Espaço, região e organização do espaço regional: conceitos, teorias e relações; Divisão internacional e nacional do trabalho: crise mundial e brasileira; Relações centro-periferia; Formação sócio-espacial e distribuição das atividades no espaço nacional e regional. Desenvolvimento regional, Estado e Políticas Regionais; Atividades econômicas, localização e desenvolvimento regional. Concentração e descentralização econômica e localização.

Geografia da População
Código: M-GPO-60
Créditos: 4.0
Carga horária: 60h/a
Ementa: A Geografia Humana: conceitos, objetivos e abrangência, evolução. A Geografia da população: interdisciplinaridade, importância, amplitude, problemas e especificidade. A população mundial e seu crescimento. Os movimentos de população. A composição da população. Teorias básicas sobre população. Estrutura social e população. O componente população no planejamento urbano regional. Mobilidade espacial. Teorias e políticas demográficas.

Geoprocessamento Aplicado ao Planejamento
Código: M-GAP-60
Créditos: 4.0
Carga horária: 60h/a
Ementa: Conceitos e fundamentos do Geoprocessamento, base de dados em Sistemas de Informação Geográfica. Procedimentos e métodos de análise de dados georreferenciados. Conceitos e fundamentos básicos do Sensoriamento Remoto, imageamento por satélites, sistemas sensores e comportamento espectral de alvos. Procedimentos de interpretação e análise de imagens. Incorporação e manipulação através de análises espaciais dos dados gráficos e alfanuméricos em um sistema SIG. Métodos de abstração, conversão e estruturação nesse sistema computacional. Potencial das técnicas de Geoprocessamento para a representação de fenômenos e modelos ambientais relacionados a diversos campos de estudo. Instrumentalização de técnicas do Geoprocessamento para diversas aplicações levando em consideração os componentes de análise do espaço geográfico.

Gestão de Bacias Hidrográficas
Código: M-GBH-60
Créditos: 4.0
Carga horária: 60h/a
Ementa: Conceituação, classificação, ocupação e gestão das bacias hidrográficas. Organização regional: a bacia hidrográfica como instrumento de análise regional e dado natural. A ocupação e os poderes público e privado e a organização social. Recursos hídricos: a relatividade da escassez e da abundância diante da tecnologia, da urbanização e da industrialização. Participação e educação: gestão participativa.

Sociologia Urbana
Código: M-SUR-60
Créditos: 4.0
Carga horária: 60h/a
Ementa: Dicotomia cidade/campo; a cidade como modo de vida; os movimentos sociais urbanos; a cultura da cidade; cidade, arte e modernidade; as imagens da cidade; ressiginificação dos espaços urbanos. As principais correntes de pensamento sobre as cidades modernas. A Sociologia Urbana da Escola de Chicago. Da crítica À Escola de Chicago aos teóricos franceses. A Antropologia Urbana. As contribuições do pensamento latino-americano, em geral, em particular o pensamento do brasileiro sobre a questão urbana.

Tópicos Especiais 1
Código:
Créditos: 4.0
Carga horária: 60h/a
Ementa: Temas, teorias e métodos em planejamento territorial e desenvolvimento socioambiental.

Tópicos Especiais 2
Código:
Créditos: 4.0
Carga horária: 60h/a
Ementa: Temas, teorias e métodos em planejamento territorial e desenvolvimento socioambiental.

 
Centro de Ciências Humanas e da Educação - FAED / Av. Madre Benvenuta, 2007 - Itacorubi - Florianópolis - SC
CEP: 88.035-001 / Telefone: (48) 3664-8500
© 2010-2012 SETIC - UDESC