Como chegar aqui:

PPG em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental - Profissional

Linha de pesquisa: Planejamento Territorial e Desenvolvimento Social, Econômico e Espacial

Docentes permanentes:

Carmen Susana Tornquist

Estudou Historia (Licenciatura Plena) na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde se graduou em 1986, fez Mestrado em Sociologia Política na Universidade Federal de Santa Catarina (1992) e doutorado em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). Atualmente é professora titular da Universidade do Estado de Santa Catarina, onde atua no departamento de Geografia e no Programa de Pós Graduação em Planejamento territorial e desenvolvimento sócio-ambiental, colaboradora - INTC Instituto Brasil Plural. Realizou Estágio Pós Doutoral na EHESS (CEIFR) sob a supervisão do prof.Michael Löwy, em 2016.Faz parte da APRUDESC- ANDES Sindicato Nacional.

Douglas Ladik Antunes

Possui graduação em Engenharia Mecânica pelo Instituto Mauá de Tecnologia / Escola de Engenharia Mauá - IMT/EEM (1998), mestrado em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2001) e doutorado em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio (2011). É professor adjunto do Departamento de Design da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC e professor permanente do Mestrado Profissional em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Sócio Ambiental - PPGPLAN/FAED/UDESC. Atua em projetos de pesquisa e extensão em temáticas relacionadas à: comunidades tradicionais, artesanato, movimentos sociais, tecnologias tradicionais, tecnologias sociais e tecnologia assistiva.

Érico Pereira Gomes Felden

Professor Associado da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) na área de Aprendizagem Motora e Desenvolvimento Humano. Possui graduação em Educação Física - Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e especialização em Atividade Física, Desempenho Motor e Saúde também pela UFSM quando conduziu pesquisas sobre a aprendizagem motora e saúde em adultos e em crianças e adolescentes com problemas respiratórios. É Mestre em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) sendo o foco de sua pesquisa a qualidade de vida e as condições de trabalho dos professores de educação básica. É Doutor em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) com tese defendida sobre sono, saúde e aprendizagem dos adolescentes brasileiros. Atualmente desenvolve pesquisa de pós-doutorado na Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) sob orientação do Prof. Dr. Luis David Castiel. É professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH/UDESC) nas linhas de pesquisa Atividade Física e Saúde e Comportamento Motor. Coordenador do Observatório Educação Física e Saúde Coletiva (CNPq/UDESC). Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Licenciatura em Educação Física da UDESC. É membro da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO). Avaliador do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - BASis - MEC/INEP. Avaliador do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) para a área da Educação Física. Atua na interface entre as áreas da Saúde Coletiva, Educação Física e Educação com estudos nos seguintes temas: Educação Física e Saúde Coletiva, Aprendizagem Motora e Desenvolvimento Humano e Ciclo Vigília/Sono.

Fábio Napoleão

Professor da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC na aréa de Geografia (FAED). Foi pesquisador do Laboratório de Planejamento Urbano e Regional (LABPLAN/UDESC), do Núcleo de Estudos Asiaticos (NEAS/UFSC) e Coordenador do Programa de Estudos Geoeconômicos da América Latina (PROAL), sediado no LABPLAN, entre 2007 e 2017. Atualmente ocupa o cargo de Pró-Reitor de Extensão, Cultura e Comunidade da UDESC, gestão 2016-20. Foi Diretor de Extensão, Cultura e Comunidade do Centro de Ciências Humanas e da Educação - FAED/UDESC (Período: 2013-16). Entre 2009 e 2012 ministrou a cadeira de Formação Econômica Brasileira no curso de Ciências Econômicas da ESAG. Possui doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2000-05) e graduação em Geografia pela UDESC (1995-99), tendo sido no período bolsista do PET/CAPES. Tem experiência na área de Geografia do Brasil, Geografia Econômica, Geografia Política e Regional. 

Flávia de Mattos Motta

Possui graduação em História Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1983), graduação em História Bacharelado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1985), mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1990) e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (2002). Foi bolsista PRODOC na Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é professora adjunta da Universidade do Estado de Santa Catarina, onde integra o Laboratório de Relações de Gênero e Família (LABGEF). Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Gênero, atuando principalmente nos seguintes temas: gênero, sexualidade, família, grupos populares urbanos, violência, envelhecimento, saúde e direitos sexuais e reprodutivos, contracepção e aborto. Atualmente é conselheira titular no Conselho Estadual de Direitos Da Mulher, CEDIM-SC.

Francisco Canella

Possui graduação em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1987), mestrado em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (1992) e doutorado pelo Programa de Pós-Graduaçao da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2011) . Atualmente é professor efetivo da Universidade do Estado de Santa Catarina. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Movimentos Sociais, Grupos Populares Urbanos, atuando principalmente nos seguintes temas: juventude e segregação urbana, movimentos sociais urbanos e processos de escolarização.

Gláucia de Oliveira Assis

Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Vale do Rio Doce (1987), Mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (1995) e Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (2004). É professora na Universidade do Estado de Santa Catarina atuando na Graduação e Pós-Graduação nos Programas de Mestrado em História e Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socio-Ambiental. É pesquisadora colaboradora na Universidade Vale do Rio Doce, pesquisadora colaboradora na Universidade Federal de Santa Catarina e participa da editoria da Revista Estudos Feministas. Participa do Grupo de Pesquisa Relações de Gênero e Familia da Udesc e do Instituto de Estudos de Gênero (IEG). Coordena o Observatório das Migrações de Santa Catarina que está articulado em rede ao Observatorio das Migrações de São Paulo. É coordenadora do Programa de pos-graduação em Planejaento territorial e Desenvolvimento socio-ambiental. Tem desenvolvido pesquisas na área de Antropologia Social com ênfase em Antropologia Urbana, Relações de Gênero e Migrações Contemporâneas atuando principalmente nos seguintes temas: migrações internacionais, relações de gênero, família, redes sociais, mulheres emigrantes, emigrantes brasileiros e segunda geração, grupos populares urbanos e práticas contraceptivas. Atua também na extensão envolvendo grupos populares urbanos, processos socio-educativos e discussões de gênero.

Isa de Oliveira Rocha

Graduação em Geografia Bacharelado (1984), Geografia Licenciatura (1986) e mestrado em Geografia (1994) - área de Desenvolvimento Regional e Urbano - pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), doutorado em Geografia Humana (2004) pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-doutorado na Bridgewater State University (Massachusetts/EUA). Atualmente é professora associada do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental (PPGPLAN ) - Doutorado e Mestrado - e coordenadora do Laboratório de Planejamento Urbano e Regional (LABPLAN) do Centro de Ciências Humanas e da Educação (FAED) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Atua na Secretaria de Estado do Planejamento de Santa Catarina (SPG/SC), como organizadora do Atlas Geográfico de Santa Catarina, que está sendo publicado em Fascículos. Integra comitês científicos e editoriais de periódicos, agências de fomento, eventos científicos etc e é avaliadora de cursos de graduaçao de Geografia (INEP/MEC). Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental da UDESC, foi Diretora de Pesquisa e Extensão do Centro de Ciências Humanas e da Educação da UDESC, coordenou os estudos socioeconômicos do Projeto Gerenciamento Costeiro de Santa Catarina da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Integração ao MERCOSUL, entre outras atividades e publicações.

Pedro Martins

Pedro Martins é Professor Associado da Universidade do Estado de Santa Catarina-UDESC. Tem doutorado em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (2001). É membro da Associação Brasileira de Antropologia/ABA e Diretor Científico do Instituto Egon Schaden /IES. Coordena o Grupo de Pesquisa Práticas Interdisciplinares em Sociabilidades e Territórios - PEST/UDESC. Professor do PPGPLAN/UDESC. Atua, principalmente, nas áreas de Antropologia rural e história da Antropologia. Participou do Programa Estágio Sênior no Exterior, da CAPES, como Pesquisador Convidado (Gastforscher) no Lateinamerika Institut da Freie Universität Berlin, em parceria com o Professor Doutor Stefan Rinke, no período de agosto de 2015 a julho de 2016. 

Renata Rogowski Pozzo

Bacharel em Geografia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2007) onde defendeu a pesquisa "As cidades da América Latina e as diversidades entre Bogotá-Colômbia e Florianópolis-Brasil" sob orientação da Prof. Maria Graciana E.D. Vieira. Mestre em Desenvolvimento Regional e Urbano pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Santa Catarina (2010) com a dissertação "Modernidade capitalista em Florianópolis-SC e a dinâmica do Centro Urbano", indicada em 2011 entre as 8 finalistas do Prêmio ANPUR de Planejamento Urbano e orientada pelo Prof. Marcos Aurélio da Silva. Doutora em Geografia na Universidade Federal de Santa Catarina, com a tese "Uma Geografia do Cinema Brasileiro: bloqueios continentais, contradições internas", sob orientação do Prof Marcos Aurélio da Silva. Trabalha principalmente com temas de Geografia Humana: Geografia Urbana, Geografia Cultural, Geografia Industrial, Geopolítica, História Urbana, Planejamento Urbano e Geografia do Cinema. É professora do curso de Arquitetura e Urbanismo e do Programa de Pós-graduação em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental, na Universidade do Estado de Santa Catarina (campus Laguna). É vinculada ao Grupo de Estudos e Pesquisas Antonio Gramsci, na Universidade Federal de Santa Catarina.

Valério Alécio Turnes

Graduado em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1986), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). Os trabalhos acadêmicos e técnicos principais tratam de temas relacionados ao planejamento e monitoramento de processos de desenvolvimento territorial. Profissionalmente, desenvolveu trabalhos de assistência técnica e extensão rural; atuando também como consultor privado em áreas relacionadas ao planejamento. Durante os últimos anos exerceu diversas funções junto a organismos multilaterais de cooperação técnica internacional: consultor técnico em diversos projetos em diversas regiões do Brasil, Oficial de Programa do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), gerente do Escritório Estadual do PNUD em Santa Catarina. Professor Adjunto do Centro de Ciências da Administração e Ciências Sócio-econômicas da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Professor colaborador da Fundação Escola de Governo (ENA/SC. Tem experiência profissional e diversas publicações em temas como: planejamento do desenvolvimento, metodologias participativas, organização social e econômica, indicadores de desenvolvimento, avaliação de projetos de desenvolvimento etc.

Vera Lúcia Nehls Dias

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1986), mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1995) e doutorado em Geografia Social - Université du Maine (2004). Atualmente é Tutora do Programa de Educação Tutorial PET- Geografia da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC e professora titular na mesma instituição. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em GEOGRAFIA SOCIAL, atuando principalmente nos seguintes temas: geografia, planejamento urbano, políticas públicas, ensino e educação.


 

Linha de pesquisa: Análise e Gestão Ambiental

Docentes Permanentes:


David Valença Dantas

Graduado em Engenharia de Pesca pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2004). Possui o curso de Especialização em Oceanografia realizado no Departamento de Oceanografia da Universidade Federal de Pernambuco (2005). Mestre em Oceanografia Biológica pelo Departamento de Oceanografia da Universidade Federal de Pernambuco (2008). Doutor em Oceanografia Biológica pelo Departamento de Oceanografia da Universidade Federal de Pernambuco (2012). Atualmente é Professor Adjunto dos cursos de Bacharelado em Engenharia de Pesca e Bacharelado em Biologia (habilitações: Biologia Marinha e Biodiversidade) no Centro de Educação Superior da Região Sul (CERES) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), em Laguna/SC.


Edna Lindaura Luiz

Possui graduação em Geografia Bacharelado pela Universidade Federal de Santa Catarina (1992), graduação em Geografia Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (1993), mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003). Orientou trabalhos de conclusão de curso e de especialização e participou de bancas de defesa de dissertações e teses. Apresentou os resultados de suas pesquisas em diversos eventos nacionais e internacionais e publicou artigos em periódicos nacionais e anais de eventos. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geomorfologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Movimentos de massa e hidrologia de encosta, características e processos do meio físico, avaliação de impactos ambientais, áreas de risco geoambiental.

Francisco Henrique de Oliveira

Graduou-se em Engenharia Cartográfica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) em 1993. Obteve o doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2002. Em 2012, como bolsista do CNPq realizou no primeiro semestre seu pós-doutorado na RWTH - Aachen University ? Instituto de Geodésia ? Alemanha, e no segundo semestre do mesmo ano continuou seu pós doc na UNI - University of Northern Iowa ? Departamento de Geografia - EUA, tendo como foco a temática do Cadastro Territorial Multifinalitário. Atualmente é professor associado da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), professor colaborador da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e professor convidado do Lincoln Institute of Land Policy ? Boston - USA. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Cadastro Territorial Multifinalitário, atuando principalmente nos seguintes temas: geoprocessamento, cartografia, cartografia digital, cadastro técnico multifinalitário e cartografia temática.

Jorge Luiz Rodrigues Filho

Possui Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e cursou especialização em Gestão Ambiental no departamento de Engenharia Civil (DECIV) da mesma instituição. Fez mestrado e doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pelo PPGERN (UFSCAR). Entre os anos de 2006 a 2013, atuou como pesquisador da Associação Instituto Internacional de Ecologia e Gerenciamento Ambiental, onde participou de uma série de projetos de pesquisa e de estudos nas distintas fases de licenciamento ambiental de empreendimentos hidrelétricos (Caracterização ambiental, EIAs e PBAs). Atualmente é professor efetivo da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC/Laguna-SC). Os temas relacionados à sua atuação profissional e cientifica são os seguintes: Ecologia Aplicada, Ecologia de Recursos Pesqueiros, Ecologia de Comunidades e Bioestatística.
Mariane Alves Dal Santo

Possui Graduação em Licenciatura Plena em Geografia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Imaculada Conceição - Santa Maria - RS (1986) , Mestrado em Geografia, na área de Recursos Naturais pela Universidade Federal de Santa Catarina - SC (1993) e Doutorado na área de Cadastro Técnico Multifinalitário e Gestão Territorial no Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal de Santa Catarina - SC (2007). Foi professora associada do Curso de Geografia (1993-2017- aposentada). Atualmente é Professora Voluntária do Programa de Pós-graduação em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Sócio Ambiental (PPGPLAN) - Mestrado e Doutorado, da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Principais áreas de investigação: Geociências com ênfase em Sistemas de Informação Geográfica, Cartografia Geral e Temática, Generalização Cartográfica, Aerofotogrametria, Sensoriamento Remoto, Geoprocessamento, Análise Ambiental, Gestão de Riscos e Desastres, Sistemas Complexos em Geografia e Planejamento Territorial. 

Rodrigo Pinheiro Ribas

Possui Bacharelado e Licenciatura em Geografia e Análise Ambiental pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (2006), Mestrado em Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais (2011) e Doutorado em Geografia (2015) pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente é Professor Efetivo do Departamento de Geografia da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) na área de Cartografia e Geotecnologias. Suas pesquisas envolvem a utilização de metodologias para análise espacial da Paisagem natural e urbana, por meio de técnicas de Sensoriamento Remoto, Aerofotogrametria e Fotointerpretação, aplicações em Sistemas de Informação Geográfica e coleta de Informação Geográfica Voluntária.

 



 

 
Centro de Ciências Humanas e da Educação - FAED / Av. Madre Benvenuta, 2007 - Itacorubi - Florianópolis - SC
CEP: 88.035-001 / Telefone: (48) 3664-8500
© 2010-2012 SETIC - UDESC