Como chegar aqui:

LABGEF


Eventos atuais


III SEMINÁRIO INTERNACIONAL HISTÓRIA DO TEMPO PRESENTE 

O evento ocorrerá dos dias 25 a 27 de outubro na FAED/UDESC. 
A conferência de abertura terá o historiador Christian Delacroix, da Universidade Paris-Leste Marne-La-Vallée, Paris-França. 


Participe! 
 


VI Semana de interatividade da biblioteconomia.

SEGUNDA-FEIRA: 

"Mesa de Debates : gênero e sexualidade e as relações com a informação"

Participantes: Guilherme Martins (PMF) e Coletivo Aurora.

Data: 25/09/2017

Horário: 11h

Local: Auditório Tito Sena/FAED.




SETEMBRO AMARELO COM O COLETIVO AUTORA NESTA QUARTA-FEIRA (27/09/2017). 


Evento no Facebook:  https://www.facebook.com/events/1838612576449233/ 

Confirme sua presença e participe!!! 


LABGEF CONVIDA PARA O DIA LATINO AMERICANO E CARIBENHO DE LUTA PELA DESCRIMIÇÃO DO ABORTO EM FLORIANÓPOLIS.





LABGEF promove curso de formação sobre Feminismos contemporâneos na UDESC


Entre os meses de maio e dezembro de 2016 o Laboratório de Relações de Gênero e Família (LABGEF/UDESC) irá promover um curso de extensão composto por sete encontros, com o objetivo de discutir feminismos contemporâneos.

Cada encontro terá quatro horas de duração, em um total de 28 horas, com direito a certificado ao final do curso de formação. Para obter o certificado é necessário participar de todos os encontros.

As datas dos próximos encontros serão:

  • 25 de maio de 2016, às 14h: "Feminismos pós-coloniais", liderado pela Profa. Dra. Gláucia de Oliveira Assis (já realizado);
  • 22 de junho de 2016: "Identidades e masculinidades", liderado pela Profa. Dra. Marlene de Fáveri a partir das 14h na Sala de Atos, localizada no primeiro andar do bloco novo da Faed;
  • 24 de agosto de 2016: "Interseccionalidades e gêneros", liderado pela Profa. Dra. Flávia de Mattos Motta, a partir das 14h na Sala de Atos, localizada no primeiro andar do bloco novo da Faed;
  • 28 de setembro de 2016: "Gênero, políticas e movimentos sociais", liderado pelos Prof. Drs. Francisco Canella e Antero Maximiliano Dias dos Reis, a partir das 14h na sala 210, auditório antigo na Faed;
  • 26 de outubro de 2016: data em aberto para algum dos encontros (caso necessite de fôlego maior para trabalhar o tema), a partir das 14h na sala 210, auditório antigo na Faed;
  • 23 de novembro de 2016: "Feminismos e Foucault", liderado pela Profa. Dra. Silvia Maria Favero Arend, a partir das 14h na Sala de Atos, localizada no primeiro andar do bloco novo da Faed;
  • 8 de dezembro de 2016: "Questões contemporâneas dos feminismo: Para onde vamos?"; Encerramento do curso e confraternização, a partir das 14h na sala 210, auditório antigo na Faed.


As leituras dos próximos encontros serão disponibilizadas com antecedência, antes de cada reunião, no grupo do curso de formação no Facebook (https://www.facebook.com/groups/1680468322170512/) e também no site do laboratório (http://www.faed.udesc.br/labgef).

 



LABGEF apoia simpósios da ABHR em Florianópolis


Nos dias 25 a 29 de Julho de 2016, a Associação Brasileira de História de Religião (ABHR) vai realizar, na Universidade Federal de Santa Catarina em Florianópolis, o II Simpósio Internacional da ABHR - XV Simpósio Nacional da ABHR - II Simpósio sul da ABHR com o tema: "História, Gênero e Religião: Violências e Direitos Humanos".

Hospedagem solidária
Para facilitar às pessoas que virão de fora e considerando o preço de hospedagem na Ilha, foi criado um grupo no Facebook para que as/os/es estudantes da UFSC e da UDESC que residem aqui possam oferecer hospedagem solidária para quem virá de outras cidades para o Simpósio. Para acessar e entrar no grupo basta clicar na seguinte página: https://www.facebook.com/groups/1210042285675914/ Antes de hospedar alguém, quem está oferecendo a casa pode conversar e combinar o que for necessário com a pessoa que procura hospedagem pelo Facebook.

Mais informações sobre o evento pelo site: http://www.simposio.abhr.org.br/




Professoras do LABGEF coordenam STs no XVI encontro da ANPUH-SC


O XVI Encontro Estadual de História da ANPUH-SC será realizado entre 7 e 10 de junho de 2016 no Campus da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), em Chapecó/SC. O tema do encontro é “História e Movimentos Sociais”. Inscrições de trabalhos estão abertas até o dia 22 de abril de 2016.

Na ocasião, dois STs serão coordenados por professoras/es vinculadas/os ao LABGEF, a saber:

ST 006. Gênero, sexualidades e mobilidades contemporâneas - Coordenadores: Ana Maria Veiga (UFSC) e Gláucia de Oliveira Assis (UDESC). Clique aqui para mais informações.

ST 016. Relações de Gênero, Família e Infância: em foco práticas e discursos - Coordenadores: Antero Maximiliano Dias dos Reis (UDESC) e Silvia Maria Fávero Arend (UDESC). Clique aqui para mais informações.

Mais informações e inscrições no site: http://www.encontro2016.sc.anpuh.org/
 



2º Colóquio Nacional de Estudos de Gênero e História


Entre os dias 20 e 22 de junho de 2016 ocorre o 2º Colóquio Nacional de Estudos de Gênero e História. O evento será realizado na Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro), campus Santa Cruz, em Guarapuava, Paraná.

O colóquio é organizado pelo Laboratório de História Ambiental e Gênero (LHAG), do Programa de Pós-Graduação em História da Unicentro, com o apoio de diversas instituições e laboratórios, dentre eles o LABGEF.

Informações sobre programação, inscrição e modalidades de inscrição de trabalhos no site: http://eventos.unicentro.br/generoehistoria2016


  

 



Eventos passados




LABGEF promove Semana Feminista da FAED 2016


A partir da próxima segunda-feira, dia 7 de março, o Laboratório de Relações de Gênero e Família (LABGEF/FAED/UDESC) em parceria com os coletivos Grupa e Aurora promove a Semana Feminista da FAED com o tema "Violência: não se cale, denuncie!". Todas as atividades são gratuitas e serão promovidas nas dependências da FAED/UDESC, localizada na Avenida Madre Benvenuta, 2007, bairro Itacorubi, em Florianópolis.

Confira a programação (sujeita a alteração):

Dia 7 de março, segunda-feira (abertura):

Às 19h no Auditório antigo da FAED (sala 210): Mesa "Feminismo, Gênero e Raça: Ciência, Militância e Literatura".
Simone Schmidt (UFSC)
Luzinete Simões (UFSC)
Carol Carvalho (UDESC)
Coordenação: Gláucia de Oliveira Assis (UDESC).

Dia 8 de março, terça-feira:

Às 9h30 no Auditório antigo da FAED (sala 210): Cinedebate do filme "As Sufragistas". Debatedoras: Gláucia de Oliveira Assis e Ana Luíza (UDESC)

Às 10h: Oficina de customização de camisetas com Leila Pessoa e Larissa Canutto (sala 107)

Às 14h: concentração no hall da FAED para a elaboração de cartazes e folhetos para levar para a passeata Feminista no Centro; coordenação: Marlene de Fáveri

Às 16h: Marcha das mulheres no Centro de Florianópolis.

Dia 9 de março, quarta-feira:

Às 19h no Auditório antigo da FAED (sala 210): Cinedebate do filme "As Sufragistas". Debatedoras: Marlene de Fáveri e pela aluna Manoela Gunner (UDESC).

Dia 10 de março, quinta-feira:

Às 17h30: tarde de apresentações artísticas (ainda em fase de confirmação das/os artistas participantes)

Exibição de pôsteres “Equidade de Gênero, sim!”, atividade do 3º ano Escola de Ensino Médio Prof. Henrique da Silva Fontes (Itajaí) e bolsistas PIBID Interdisciplinar Univali, nas dependências da FAED.

Dia 11 de março, sexta-feira:

Às 14h no Auditório novo da FAED (sala 14): Roda de Conversa: “Gênero, Ensino e Diversidade”, com a participação das professoras Caroline Cubas (Udesc)
Onice Sansonowicz – Escola de Ensino Médio Prof. Henrique da Silva Fontes (Univali)
Aline Dias (UDESC)
Coordenação: Jimena Furlani (UDESC)






LABGEF promove mesa redonda e lançamento de livros


Na próxima quinta-feira, dia 19 de novembro de 2015, será realizada mesa redonda com o tema "Gênero, Educação e Feminismo: violências e sexualidades", com a participação da professora convidada Anna Paula Vencatto (UNIP) e das professoras Gláucia de Oliveira Assis (LABGEF/UDESC) e Flávia de Mattos Motta (LABGEF/UDESC). Na ocasião, também haverá o lançamento de livros organizados e publicados pelas professoras vinculadas ao laboratório. Veja mais informações abaixo. Entrada gratuita!






LABGEF apoia evento internacional


Na próxima semana, nos dias 17 e 18, o Laboratório de Relações de Gênero e Família (LABGEF/UDESC), em parceria com o Observatório das Migrações de SC e o projeto internacional GOVDIV promovem evento na FAED/UDESC com a participação de pesquisadores europeus e brasileiros. Na ocasião, participam professores/as e discentes ligados ao projeto e ao PPGH. Serão apresentados trabalhos sobre história do tempo presente, migrações contemporâneas, dentre outras temáticas. Entrada gratuita, sem inscrição prévia.

PROGRAMAÇÃO

GOVDIV Multilevel Governance of Cultural Diversity
in a Comparative Perspective: EUA-Latin America

Dia 17 de novembro de 2015 (Terça-feira)

Local: Auditório Tito Sena
(Bloco novo da FAED/UDESC)

14h - Desafios da Governabilidade e da Diversidade em Contextos de Crise.
Apresentação e diálogo com pesquisadores visitantes ligados ao GOVDIV: Thaís França (CICS-Universidade do Minho - Portugal), Glenda Galotti (Università degli Studi di Firenze) e Nuno Filipi Oliveira (CIES-IUL - Portugal).

Dia 18 de novembro de 2015 (Quarta-feira)
Local: Sala de Atos

14h - Roda de conversa sobre os Desafios da Governabilidade e da Diversidade em Contextos de Crise.
Apresentação e diálogo com os representantes do GOVDIV e docentes e discentes ligados ao projeto: Professor Francisco Canella, Professor Emerson César de Campos, Professora Gláucia de Oliveira Assis, Professora Márcia Ramos de Oliveira. Discentes: Samira Moratti Frazão, Michele Gonçalves Cardoso e Brigitte Grossmann Cairus.





LABGEF apoia "I Seminário Migrações Contemporâneas e Direitos Fundamentais de Trabalhadoras e Trabalhadores em Santa Catarina"


Clique aqui para mais informações sobre o evento. Ou acesse o perfil do evento no Facebook: www.facebook.com/seminariomigracoes


 








LABGEF participa da Semana da Pedagogia 2015/2


Entre os dias 21 e 25 de setembro será realizada a Semana da Pedagogia 2015/2 na FAED/UDESC.

Na ocasião, as professoras do LABGEF vão marcar presença no dia 24 de setembro, quinta-feira. Veja abaixo:

18h10 - SALA 46 - Diálogos (Proponente LABGEF) “Gênero, violência e ética nas relações acadêmicas” - Mediação e Coordenação: Profa. Dra. Flavia de Mattos Motta e Profa. Dra. Gláucia de Oliveira Assis (FAED/UDESC)

19h - SALA 45 - Palestra "O conceito de gênero e a educação" - Palestrante: Profa. Dra. Jimena Furlani (FAED/UDESC) Coordenação: Profa. Dra. Denise Rosa Medeiros (FAED/UDESC)

Clique aqui
para obter mais informações.


 



Palestra "Conversando sobre italianidades" (junho/2015)





Minicurso "História Oral, Memória e Migrações no Tempo Presente" (junho/2015)





PROGRAMAÇÃO SEMANA FEMINISTA LABGEF 8 DE MARÇO (março/2015)


Entre os dias 9 e 13 de março o Laboratório de Relações de Gênero e Família (LABGEF) promoveu uma Semana de Intervenção Feminista no espaço de atividades da FAED, marcando a passagem do Dia Internacional da Mulher, no dia 8 de março.

Desde a segunda, dia 9 de manhã, foram instalados varais literários e visuais com poesia, textos, pensamentos, fanzines, fotos, desenhos, pinturas, bordados e o que pintar! As atividades foram concentradas no dia 11, quarta-feira.

O encerramento deste dia teve a “festa feminista” na FAED, uma confraternização inspirada nas festas dos indígenas americanos: Um ritual de dádiva e comensalidade.



 

   


Exibição e debate do filme "Histórias Cruzadas" (novembro/2014)



20 Dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres (novembro/dezembro 2014)



Exibição e debate do filme "Transamérica" (outubro/2014)





Programação Mês da Mulher (fevereiro/março 2014)

01/02    Bloco de Carnaval - "Acontece"- sobre as diversas violências contra a mulher e sobre Lesbofobia, Transfobia e Homofobia.
Bloco dos Sujos no sábado de carnaval.    16h    Grupo Acontece Arte e Política LGBT
 
02/03    Desfile das Escolas de Samba- “Quem você pensa que é sem a força das mulheres” -Ala: Amor sem Dor - Maria da Penha    Passarela Nego Quirido    01h30min    Embaixada Copa Lord
 
04/03    Bloco “Roda a Baiana”    TICEM    15h    *Coletivo Somos Pagu *MML

06/03    Cine-debate às "Violências contra as mulheres: para além do olho roxo".     ADEH – Rua Trajano, 168, 3º andar, Centro     19h    Coletiva Vadias Desterro

07/03    “Bonito é a mulher que luta” Celebração do Dia Internacional das Mulheres  da COMCAP.    ASDER – Rua Quatorze de Julho, s/n - Estreito    8h às 16h30min    COMCAP

07/03    Roda de Conversa LBT     Sala de Comissões da Assembleia Legislativa - SC    18h    * ADEH * UBM

07/03    Exposição de biografia de anarquistas feministas, Cine debate e lançamento da Livraria Libertária Lucy Parsons - LLLP    Instituto Arco-íris – Travessa Raticliff, 56 - Centro    19h    * CABN * FALM
 
07/03    Happy hour em celebração do Dia Internacional das Mulheres  Advogadas,     OAB/SC.    18h    Comissão da Mulher Advogada

07/03    Atividade da UCE    UCE – Álvaro de Carvalho, 246    17h    UCE

08/03    Feira LLLP com brechó e artesanatos Núcleos de Mulheres Ocupação Contestado    Rua João Pinto - Centro    9h  * CABN * FALM

08/03    Caminhada Feminista do “Bloco Saia da Balaia e Meta a Colher”.    Concentração em frente à Catedral    10h    *Marcha das Vadias
*Movimento Passe Livre – Ala feminista

08/03    “Direitos Negados, Cidadania Violada.” Ato conjunto entre Prefeitura Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e movimentos de mulheres de Florianópolis. * Ato Solene de abertura das celebrações; * Show “Entre Elas”; * Apresentação cultural do grupo “La Clínica”    Largo da Catedral    10h    * PMF/CMPPM * CONDIM

08/03    Feijoada Lilás    Bar Canto do Joel - junto a Travessa Raticliff - Centro    13h    UBM Obs.: Ingressos no local.

08/03    Café das Mulheres – “Mulher, trabalho e desenvolvimento!”    Rua Professor Barreiros Filho, 539 - Estreito    14h    Federação Catarinense de Mulheres Obs.: Ingressos no local

08/03    "Mamilos em Furia" - várias atividades para mulheres tais como oficinas e apresentações artísticas de mulheres. Plataforma     14h    * CABN
* FALM

09/03    Mulheres na luta por moradia: integração de ocupações da Grande Florianópolis com oficina de educação sexual e saúde feminina.    Bosque do CFH - UFSC    15h    * CABN * FALM  Obs.: Levar lanche para picnic.
 
13/03    Seminário Institucional: As questões de gênero na UDESC    Plenarinho da Reitoria da UDESC        UDESC sonia.laus@udesc.br

14/03    Seminário Institucional: As questões de gênero na UDESC – Mesa Redonda    Plenarinho da Reitoria da UDESC    14h    UDESC sonia.laus@udesc.br -    Posse do COMDIM    -    -    * COMDIM  * CMPPM
 
Organização e coordenação: Coordenadoria Municipal de Política Públicas para as Mulheres/PMF

 
Centro de Ciências Humanas e da Educação - FAED / Av. Madre Benvenuta, 2007 - Itacorubi - Florianópolis - SC
CEP: 88.035-001 / Telefone: (48) 3664-8500
© 2010-2012 SETIC - UDESC