Como chegar aqui:

IDCH

Coleção Elpídio Barbosa


O acervo é composto por, aproximadamente, cento e setenta [170] exemplares bibliográficos, formados por documentos legislativos, livros e impressos educacionais. Elpidio Barbosa foi professor, político e intelectual/mediador que atuou de forma ativa no delineamento e configuração de projetos educacionais em Santa Catarina desde a década de 1940. Os documentos, decretos e leis preservados por ele, são parte da história e memória da educação brasileira .

A Profª Dra.Maria Teresa Santos Cunha (Departamento de Historia /FAED/UDESC) desenvolve, a partir deste acervo,  o Projeto de Pesquisa intitulado “Do traçado manual ao registro digital: O acervo profissional  do professor catarinense  Elpídio Barbosa (1909-1966): dimensões e possibilidades”, com financiamento do CNPq. Este projeto tem como objetivo  higienizar, inventariar, catalogar e analisar  o  acervo (pessoal) e profissional  do professor,  intelectual Elpídio Barbosa (1909-1966), com vistas a salvaguardar, preservar e disponibilizar aos pesquisadores  uma memória de professor e de gestor de políticas públicas para a educação em Santa Catarina.  A investigação está centrada   no entendimento do papel/ ação desse protagonista na formulação de diretrizes educacionais para o Estado entre as décadas de 1930 e 1960.  Desde 2014, alunos/as do Curso de História da FAED/UDESC/ Marina Heloisa Sartori, Pedro de Almeida Gomes, Rafael Wagner da Silva, Arielle Rosa Rodrigues, Flávia de Freitas Souza e Elesiane Bonatto, desenvolvem projetos neste acervo, como parte da disciplina Prática Curricular Patrimônio Cultural, coordenados pela professora e em parceria com o Instituto de Investigação e Documentação em Ciências Humanas (IDCH), onde o acervo profissional do professor Catarinense Elpidio Barbosa encontra-se depositado.


A intenção do grupo ao participar deste projeto é contribuir para que as fontes, pertencentes ao acervo do professor Elpídio, após passarem por um processo de higienização, digitalização e salvaguarda, sejam disponibilizadas em formato digital, e possam garantir não apenas a continuidade de trabalhos futuros, mas sobretudo, facilitar o acesso de pesquisadores aos documentos
 

Artigo relacionado ao acervo
CUNHA, Maria Teresa Santos. O arquivo pessoal do professor catarinense Elpídio Barbosa (1909-1966):do traçado manual ao registro digital. Revista História da Educação. Porto Alegre: v.21, n.51, jan/abril 2017. p.187-207.
http://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/66723/pdf

 
Centro de Ciências Humanas e da Educação - FAED / Av. Madre Benvenuta, 2007 - Itacorubi - Florianópolis - SC
CEP: 88.035-001 / Telefone: (48) 3664-8500
© 2010-2012 SETIC - UDESC