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Programa de Pós-Graduação em Educação



LOURIVAL JOSÉ MARTINS FILHO

Credenciamento: Mestrado e Doutorado
Linha de pesquisa: Políticas Educacionais, Ensino e Formação
Início de atuação no programa: 2015
E-mail: lourivalfaed@gmail.com
Currículo Lattes

---------------- FORMAÇÃO ACADÊMICA ---------------

TITULAÇÃO INSTITUIÇÃO ANO
Graduação em Pedagogia UDESC 1996
Especialização em Alfabetização UDESC 1999
Mestrado em Educação e Cultura UDESC 2001
Doutorado em Teologia EST 2009
Pós-doutorado em Educação e Religião PUC/PR 2012

---------------- PROJETOS EM ANDAMENTO ---------------

SER ALFABETIZADOR (A) NO OLHAR DE QUEM SE ALFABETIZA: UMA ABORDAGEM FENOMENOLÓGICA
Inicio – 2015
Atuação: Coordenador
Trata-se de uma pesquisa de cunho fenomenológico que objetiva identificar e sistematizar as representações de oito idosos em processo de alfabetização sobre aquilo que consideram ser um (a) bom (a) professor (a) alfabetizador. Que saberes e fazeres estão em cena no olhar dos idosos para aquele (a) docente que alfabetiza? Como isto se revela numa abordagem fenomenológica de pesquisa? A pesquisa pretende reafirmar o compromisso de uma educação para todos. Na alfabetização de jovens, adultos e idosos isto só tem sentido numa prática pedagógica que possibilite aos homens e as mulheres a leitura crítica do e no contexto em que estão inseridos. Entende-se que todos têm o direito de “dizerem” as suas palavras. Espera-se a partir desta pesquisa dar visibilidade ao sujeito que aprende contribuindo na profissionalização do sujeito que ensina jovens, adultos e idosos em processo de alfabetização.
 
RELAÇÃO UNIVERSIDADE E ESCOLA: OLHARES SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE
Inicio – 2015
Atuação: Vice - Coordenador
O projeto de pesquisa tem como objetivo analisar a relação universidade e escola a partir de depoimentos de gestores escolares e professores de instituições que possuam algum vínculo com o Curso de Pedagogia (FAED/UDESC) por meio de estágios e atividades de docência (foco prioritário), projetos de extensão e pesquisa. A partir de uma abordagem preponderantemente qualitativa, a pesquisa orientar-se-á por princípios da pesquisa colaborativa e da documental. São previstos como participantes/colaboradores da pesquisa os gestores escolares e ou membros da equipe pedagógica das escolas e alguns professores. Como fonte da pesquisa documental, serão utilizados documentos oficiais vinculados ao governo federal e municipal de ensino. Espera-se que o estudo forneça elementos que contribuam para o processo de redimensionamento da integração entre a formação inicial e o campo de atuação dos futuros docente
 
 
ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL EM SANTA  CATARINA – CENÁRIOS E PERSPECTIVAS
Inicio – 2016
Atuação: Coordenador
Projeto investigativo vinculado ao Grupo de pesquisa Didática e Formação Docente – GpDD que  em parceria com a Associação dos Orientadores Educacionais de Santa Catarina – AOESC objetiva analisar a situação da Orientação Educacional nos 293 municípios catarinenses, por meio do mapeamento I – dos profissionais no exercício da função, II - plano de carreira e III - os últimos concursos realizados. A abordagem metodológica é quanti-qualitativa, de cunho bibliográfico e documental. Pretende-se promover o confronto entre os dados, as evidências, as informações coletadas, bem como o conhecimento teórico já sistematizado na área. No percurso da pesquisa espera-se contribuir na formação continuada dos Orientadores Educacionais de Santa Catarina e na reflexão da profissão na atualidade.
 
FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS) E DIVERSIDADE CULTURAL RELIGIOSA – LICENCIATURAS EM DEBATE
Inicio – 2016
Atuação: Coordenador
Projeto investigativo vinculado ao grupo de pesquisa Didática e Formação Docente – GpDD queobjetiva realizar pesquisas relacionadas à diversidade cultural religiosa, a fim de contribuir no desenvolvimento de práticas curriculares e processos de formação docente que estimulem o acolhimento, o respeito, o convívio e o reconhecimento dos diferentes e das diferenças. Neste trabalho pretende-se analisar a inclusão/exclusão da temática diversidade cultural religiosa nos cursos de licenciatura em Santa Catarina, por meio do mapeamento das matrizes curriculares e projetos pedagógicos atuais. A abordagem metodológica quanti-qualitativa, de cunho bibliográfico e documental, ciente do rigor acadêmico, buscará promover o confronto entre os dados, as evidências, as informações coletadas e o conhecimento teórico já sistematizado na área. No percurso da pesquisa espera-se contribuir na formação inicial e continuada dos professores(as) para a Educação Básica de Santa Catarina a partir de uma abordagem pedagógica que estuda, pesquisa e reflete a diversidade cultural-religiosa brasileira, vedadas quaisquer formas de proselitismos.
 
 
PROFA-UDESC  Programa de Formação de Professores(as) Alfabetizadores(as) da Universidade do Estado de Santa Catarina
 
Inicio – 2016
Atuação: Coordenador
O PROFA-UDESC - Programa de Formação de Professores (as) Alfabetizadores (as) da Universidade do Estado de Santa Catarina objetiva contribuir na formação de professores (as) alfabetizadores (as) do Ensino Fundamental - anos iniciais e da Educação de Jovens e Adultos ? alfabetização, em parceria com as Redes Municipais de Ensino de Florianópolis e São José e com o Fórum Estadual de Educação de Jovens e Adultos de Santa Catarina. Contará com 03 ações de extensão, a saber: Projeto I Acompanhamento à prática pedagógica de professores alfabetizadores no Ensino Fundamental Anos Iniciais, Projeto II  Acompanhamento à prática pedagógica de professores alfabetizadores da Educação de Jovens e Adultos alfabetização e Projeto III - II Ciclo de Debates em Educação de Jovens e Adultos. Na perspectiva da pesquisa-ação as temáticas dos encontros de formação docente serão pautadas pelos próprios docentes a partir de inquietações advindas da prática pedagógica. Entende-se, que é fundamental por parte das Universidades, a contribuição por meio de ações de Extensão, no processo de profissionalização dos professores da Educação Básica. O PROFA é vinculado ao GpDD – Grupo de pesquisa Didática e Formação Docente.
 
 
PIBID - Pedagogia - Anos Iniciais do Ensino Fundamental
 
Inicio – 2015
Atuação: Coordenador
 
O PIBID objetiva contribuir na formação de Professores (as) alfabetizadores (as) que atuam nas redes de ensino de Florianópolis e São José - SC. Tem como foco a formação de espaços criativos nos contextos escolares visando o desenvolvimento da oralidade, a aprendizagem da leitura e da escrita das crianças em processo de alfabetização.
 
 

Prodocência - Produção de Materiais Pedagógicos e Desenvolvimento de Metodologias para a Educação Básica do Estado de Santa Catarina 2ª edição
 
Inicio – 2015
Atuação: Coordenador
 
 A participação da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) no Programa de Consolidação das Licenciaturas (Prodocência) vem corroborar com o estímulo das ações críticas e fundamentadas dos Cursos de Licenciatura, na perspectiva de aproximação com a rede pública municipal e estadual de educação do Estado. As ações estão em consonância com as metas e etapas previstas no Plano de Trabalho, as quais tem por objetivo a construção de uma rede de de licenciaturas da udesc. Os Cursos de licenciatura envolvidos nesse projeto, conforme mencionado no Plano de Trabalho, possuem suas especificidades, mas também desejo de dialogar entre si. Nesse sentido as ações realizadas, até o presente momento, buscaram estabelecer e ampliar o diálogo entre os Cursos de Licenciaturas da UDESC. Em 2015 passamos a coordenar a área de alfabetização e letramento – Pedagogia FAED, no respectivo projeto contribuindo na formação de docentes que tenham a oralidade a leitura e a escrita como aprendizagens permanentes. Em parceria com bibliotecários e professores dos anos iniciais do ensino fundamental estamos desenvolvendo práticas de leitura com duas escolas da região da grande Florianópolis
 

 

---------------- ORIENTAÇÕES EM ANDAMENTO ---------------

MESTRADO

Alfabetização de Jovens e Adultos em Santa Catarina: cenários e desafios
Acadêmica: Flavia Althof
Turma: 2016

Roda de História nos anos iniciais do ensino fundamental
Acadêmica: Liliane Alves Silva
Turma: 2016

 

---------------- ORIENTAÇÕES CONCLUÍDAS ---------------

Não consta.
 
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