Como chegar aqui:

IDCH

O Instituto de Investigação e Documentação em Ciências Humanas (IDCH/UDESC) recebeu um acervo que contém 7.556 registros digitalizados, doados pelo Arquivo Nacional, oriundos da Agência do Serviço Nacional de Informações (SNI) do Paraná que cobria também o Estado de Santa Catarina.

O acervo tem os registros feitos pelos agentes do SNI entre meados da década de 1960 até 1991 em todo o Paraná e Santa Catarina. A documentação chegou ao IDCH por meio do historiador Grimaldo Carneiro Zachariadhes, promotor do projeto Resgate da História, que procurou mapear e coletar a documentação nos arquivos que ajudam a contar a história política recente dos Estados. 

Os documentos estão acessíveis, gratuitamente, a qualquer pessoa que queira conhecê-los. Basta dirigir-se ao IDCH e solicitar o acesso para consulta local.

As agências do SNI nos Estados eram responsáveis por enviar a Brasília informações detalhadas de tudo o que provocasse alguma repercussão e pudesse gerar incômodos ao regime militar. 

O acervo foi doado à UDESC por meio do Professor Reinaldo Lindolfo Lohn , do Departamento de História, e ficará sob responsabilidade do IDCH.

 
Centro de Ciências Humanas e da Educação - FAED / Av. Madre Benvenuta, 2007 - Itacorubi - Florianópolis - SC
CEP: 88.035-001 / Telefone: (48) 3664-8500
© 2010-2012 SETIC - UDESC