Como chegar aqui:

Programa de Pós-Graduação - Gestão da Informação


PERGUNTAS FREQUENTES



1 - Qual o nome do curso oferecido pelo PPGInfo?

O nome do curso é Mestrado Profissional em Gestão de Unidades de Informação.


2 - Qual a validade dos Mestrados Profissionais?

Mestrado Profissional é a designação do Mestrado que enfatiza estudos e técnicas diretamente voltadas ao desempenho de um alto nível de qualificação profissional. Esta ênfase é a única diferença em relação ao acadêmico. Confere, pois, idênticos grau e prerrogativas, inclusive para o exercício da docência, e, como todo programa de pós-graduação stricto sensu, tem a validade nacional do diploma condicionada ao reconhecimento prévio do curso (Parecer CNE/CES 79/2002).

Fonte: (CAPES, 2017)

3 - Qual é a diferença entre o mestrado acadêmico e o mestrado profissional?

Segundo a CAPES, "Mestrado Profissional" é a designação do Mestrado que enfatiza estudos e técnicas diretamente voltadas ao desempenho de um alto nível de qualificação profissional.. Confere, pois, idênticos grau e prerrogativas, inclusive para o exercício da docência, e, como todo programa de pós-graduação stricto sensu, tem a validade nacional do diploma condicionada ao reconhecimento prévio do curso (Parecer CNE/CES 0079/2002). Responde a uma necessidade socialmente definida de capacitação profissional de natureza diferente da propiciada pelo mestrado acadêmico e não se contrapõe, sob nenhum ponto de vista, à oferta e expansão desta modalidade de curso, nem se constitui em uma alternativa para a formação de mestres segundo padrões de exigência mais simples ou mais rigorosos do que aqueles tradicionalmente adotados pela pós-graduação. A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) é responsável por regular a oferta de programas de mestrado profissional por meio de chamadas públicas e avaliar os cursos oferecidos.

Fonte: (CAPES, 2017)

4 - Posso dar aula tendo diploma de mestrado profissional?

Segundo a CAPES, o Mestrado Profissional tem “idênticos grau e prerrogativas” ao Mestrado Acadêmico, “inclusive para o exercício da docência”.


5 – Quando acontece o processo seletivo para aluno regular?  Quantos e quando os alunos ingressam?

O processo seletivo ocorre no primeiro semestre de cada ano. São admitidos no máximo 15 alunos por ano. O ingresso acontece no início do segundo semestre.


6 - Qual a duração do curso?

O curso de mestrado terá duração mínima de 12 e máximo de 24 meses.

7 – Quais são os horários das aulas?

As aulas acontecem às segundas e terças-feiras, em período integral, das 7h30min às 11h50min e das 13h30min às 17h50min. Ocasionalmente poderão ser oferecidas disciplinas condensadas de segunda a sexta-feira.


8 – Qual o valor da mensalidade?

Não há cobrança de mensalidade. A UDESC é pública e gratuita.


9 - O que é aluno especial?

Aluno especial é aquele matriculado apenas em disciplina isolada, sem vínculo com a UDESC.


10 - Posso pedir aproveitamento de disciplina cursada como aluno especial?

A disciplina cursada em Programa de Pós-Graduação reconhecido, poderá ser aceita para contagem de créditos, até o limite de 12 (doze) créditos em disciplinas para o Mestrado, desde que cursadas no prazo máximo de 36 meses anteriores à data da matrícula inicial como aluno regular. (RESOLUÇÃO 013/2014 CONSEPE, 2017)

 
Centro de Ciências Humanas e da Educação - FAED / Av. Madre Benvenuta, 2007 - Itacorubi - Florianópolis - SC
CEP: 88.035-001 / Telefone: (48) 3664-8500
© 2010-2012 SETIC - UDESC