Como chegar aqui:

Direção de Pesquisa e Pós-Graduação

Orientações básicas para Contratação de Editoras Especializadas para Publicações resultantes de Projetos de Pesquisa

1. Introdução
A contratação de editoras especializadas para publicação de trabalhos resultantes de pesquisas realizadas por professores da UDESC deverão fazer parte de grupo de despesas previsto em orçamento de projetos aprovados em edital do Programa de Apoio à Pesquisa – PAP, conforme parecer do auditor do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina constante no Processo CON 10/00469910 de 20/07/2010.
2. Requisitos
2.1 A publicação objeto de contratação deverá ser resultante de projeto de pesquisa aprovado em Edital do Programa de Apoio à Pesquisa – PAP da UDESC;
2.2 Os recursos financeiros necessários para a publicação em editoras especializadas deverão ser solicitados no orçamento do projeto de pesquisa quando da submissão ao Edital do PAP;
2.3 Além de constar no orçamento do projeto os recursos financeiros necessários para a publicação, deverá haver um embasamento detalhado que justifique a escolha da editora que realizará o serviço considerando pelo menos:
- consonância entre a linha editorial e a área de conhecimento da publicação resultante da pesquisa;
- interesse da editora em publicar o trabalho resultante da pesquisa;
- o benefício em optar pelos serviços prestados pela editora em detrimento de outras;
- a qualidade do serviço prestado pela editora;
- possuir cadastro na Agência Brasileira do ISBN.
2.4 Recomenda-se que outras considerações relevantes que justifiquem a opção por uma editora em detrimento de outras sejam acrescidas às do item 2.3.
2.5 Não será permitida a contratação de editoras especializadas para publicação de trabalhos:
a) Que não constem nos orçamentos submetidos à Edital do PAP;
b) Que não atendam às considerações estabelecidas no item 2.3 destas orientações.
2.6 A contratação da respectiva editora ocorrerá na modalidade de contratação direta, que tramitará nas devidas instâncias da UDESC, devendo ser observada a normativa vigente que trata deste tipo de modalidade.
3. Prestação de contas
3.1 Pelo menos cinco exemplares resultantes da contratação de editora especializada conforme as orientações supracitadas deverão ser encaminhadas juntamente com a prestação de contas do projeto de pesquisa conforme os prazos estabelecidos no Edital do PAP como comprovação de que o serviço foi prestado conforme estabelecido no projeto.
3.2 Os cinco exemplares serão encaminhados pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação – PROPPG à Biblioteca Central da UDESC ou à Biblioteca Setorial do Centro em que se desenvolveu o projeto de pesquisa que resultou na publicação, conforme for o caso.

Orientações para editoração de livros via IOESC – Financiamento PAP

1º) Finalizar o trabalho e definir quais os serviços que pretende utilizar na IOESC, se é somente impressão, ou envolve editoração e impressão – no segundo caso é bem mais demorado. É importante nesta etapa também definir o número de paginas; tipo de papel; tamanho do livro; cor da impressão; se tem gravuras, gráficos e tabelas com quais cores devem ser impressos; tipo de capa se fosca ou com brilho e quantas cores;
2º) Solicitar inscrição na ISBN – Biblioteca Nacional. Esse passo é feito através da Editora da UDESC, enviando a esta os seguintes documentos:
A)    Cópia da folha de rosto da obra (livro, catálogo, etc).
Na folha de rosto deve constar o Título, a data (pode ser apenas o ano que será publicado), e a Editora (Editora da UDESC).
B)    Formulário com duas folhas (em formato excel) preenchido.
O formulário pode ser preenchido no computador, mas deve ser impresso para ser enviado pelo correio.
C)    Comprovantes de pagamento originais. É recomendado tirar uma cópia e guardar.
O pagamento não pode ser DOC ou qualquer outro tipo de transferência bancária com agendamento. Precisa ser depósito em conta.
Os valores são os seguintes:
R$ 12,00 para cada Registro ISBN
R$ 22,00 para cada código de barras (necessário para ser colocado na capa - parte de trás - do livro)
Dados bancários: FUNDAÇÃO MIGUEL DE CERVANTES
BANCO REAL (356)
AGÊNCIA: 0140-6
CONTA CORRENTE: 3736991-1
CNPJ: 05.214.413/0001-92
 4º) Verificar se os recursos estão na rubrica certa (Empresa pública  - IOESC – OSPJ  3.3.91.39);
5º) Fazer 2 (dois) orçamentos, exceto na  IOESC. No pedido de orçamento devem constar todos as especificações dos itens 1 e 2 acima;
6º) Fazer ofício solicitando a liberação dos recursos para a Direção de Pesquisa e Pós-Graduação (DPPG) do Centro – FAED que encaminhará a Direção Administrativa. Neste ofício é necessário apresentar uma justificativa demonstrando que o trabalho está vinculado a um projeto de pesquisa e aos recursos do PAP do laboratório correspondente, informando o valor desses recursos. Neste oficio também devem constar as especificações dos itens 1 e 2. Anexar a este ofício os dois orçamentos;
7º) Acompanhar os tramites do processo no setor financeiro e, posteriormente, na IOESC.
 
 
Centro de Ciências Humanas e da Educação - FAED / Av. Madre Benvenuta, 2007 - Itacorubi - Florianópolis - SC
CEP: 88.035-001 / Telefone: (48) 3664-8500
© 2010-2012 SETIC - UDESC