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Pós-Graduação em História



Devem ser protocoladas na Secretaria de Pós-Graduação e submetidas à aprovação do Colegiado as seguintes solicitações:
 
  • De aproveitamento de créditos/validação de disciplina, em formulário próprio, acompanhado de declaração de conclusão da disciplina (emitida pela instituição onde foi cursada a disciplina, e contendo nome da disciplina, conceito, número de créditos, titulação e nome do professor responsável, o semestre, o curso e a instituição em que foi cursada) e de plano de ensino da disciplina.
  • De aproveitamento de docência, em formulário próprio, acompanhado da declaração da instituição de ensino superior em que que ministra ou ministrou disciplina.
  • De homologação de estágio em docência concluído, em formulário próprio , acompanhado de plano de ensino da disciplina da graduação e plano de estágio de docência do mestrando.
  • De coorientação, em formulário próprio, acompanhado da  primeira página, impressa, do Lattes do(s) professor(es), quando externo(s) ao Programa.
  • De substituição de orientação, em formulário próprio, quer para substituição consensual. quer para substituição unilateral solicitada pelo(a) discente ou substituição unilateral solicitada pelo(a) docente.
  • De apoio financeiro para participação (de discente) em evento, em formulário próprio, disponível em documentos com Orientações aos discentes, a este respeito. O formulário, devidamente preenchido e assinado, deverá ser acompanhado de aceite do trabalho, cópia do folder ou da página eletrônica do evento e trabalho completo a ser apresentado, com indicação, por parte do evento, de que o trabalho será publicado. Também deverá ser preenchido o Anexo VIII da Instrução Normativa n._006_2013 -PROPLAN). Caso aprovada, a solicitação envolverá, posteriormente ao evento, o encaminhamento de documentos comprobatórios (ler atentamente a própria Instrução Normativa n.006/2013, anexos VII e IX). 
  • De trancamento de matrícula, em formulário próprio, acompanhando de documentos comprobatórios da justificativa, quando for o caso.
  • De prorrogação de prazo para conclusão do curso, em formulário próprio . Atendendo o artigo 35 da Resolução nº 013/2014/CONSEPE, e os Regimentos dos Cursos de Mestrado e Doutorado, o formulário preenchido e assinado deve vir acompanhado dos seguintes anexos: a) documentos comprobatórios da justificativa, se for o caso; b) parecer circunstanciado do orientador dirigido ao Colegiado do PPGH sobre a necessidade da prorrogação; c) cópia do estágio em que se encontra a dissertação ou tese; d) cronograma detalhado das atividades que serão desenvolvidas no período de prorrogação.

  • De desligamento de mestrando/doutorando do Programa, em formulário próprio preenchido pelo(a) coordenador(a) ou formulário próprio preenchido pelo (a) orientador(a).
  • De aprovação de banca/agendamento de qualificação, em formulário próprio.
  • De aprovação de banca/agendamento de defesa, em formulário próprio.
 
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