Como chegar aqui:

Programa de Pós-Graduação - Gestão da Informação

 


 


ÁREA DE CONCENTRAÇÃO



Gestão da Informação

 

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão da Informação (PPGInfo) é vinculado à área básica Ciência da Informação, cuja área de avaliação é Comunicação e Informação. A área de concentração do PPGInfo é Gestão da Informação.

 

As inovações tecnológicas e suas implicações na economia e sociedade têm atribuído um status de destaque para a informação enquanto recurso organizacional. A informação, portanto, precisa ser adequadamente gerenciada, principalmente pelas organizações que a provem. Neste contexto situam-se as unidades de informação que, por excelência, gerenciam a informação por meio do planejamento, organização, direção e controle das formas de coleta, processamento, armazenamento e distribuição da informação, de modo a permitir os seus diferentes usos. Busca-se por meio da área de concentração do PPGInfo – Gestão da Informação – tratar dos aspectos relacionados à gestão de unidades de informação, discutindo modelos de gestão e abordando as tecnologias de informação. Além disso, o PPGInfo pretende estudar o modo como instituições e pessoas transformam, distribuem e usam a informação para a produção do conhecimento e a inovação, bem como a importância da informação oportuna para os processos produtivos e seus impactos para o desenvolvimento qualitativo da sociedade.

 

A área de Gestão da Informação concentra estudos em gestão da informação, planejamento, organização e administração de bibliotecas e/ou de outras unidades de informação, como centros de documentação, centros culturais, arquivos, serviços, redes e sistemas de informação, abarcando aspectos tecnológicos, gerenciais e sociais, evidenciados no núcleo das disciplinas. Isso envolve fundamentalmente três tipos de questões: (i) tecnológico-instrumentais; (ii) gerenciais; e (iii) sociopolíticas.

 

Assim, as disciplinas que abarcam questões técnico-instrumentais visam a desenvolver competências relativas à utilização das tecnologias de informação e comunicação no contexto das unidades de informação, como recursos nos processos de seleção, produção, organização, transferência, disseminação, acesso e de gestão da informação; as disciplinas que envolvem questões gerenciais visam a desenvolver competências para gerir a informação e as unidades de informação com vistas a disponibilizar informação útil, exata e oportuna para todos os contextos; e as disciplinas que abrangem questões sociopolíticas visam desenvolver competências centradas na formação ética, política, humanística e social do profissional da informação, relativas ao acesso à informação como direito do cidadão e ao reconhecimento da política da informação e das unidades de informação no contexto das políticas educacionais.

 
Centro de Ciências Humanas e da Educação - FAED / Av. Madre Benvenuta, 2007 - Itacorubi - Florianópolis - SC
CEP: 88.035-001 / Telefone: (48) 3664-8500
© 2010-2012 SETIC - UDESC