Como chegar aqui:

Programa de Pós-Graduação - Gestão da Informação



LABORATÓRIOS E NÚCLEOS



Os professores do Programa são responsáveis e participam de atividades de ensino e pesquisa desenvolvidas em vários laboratórios:
 

Laboratório de Produção, Comunicação e Memória
Científica - CienLAB


Criado em 2016, tem como objetivo, além do desenvolvimento das atividades de pesquisa e ensino na temática da Produção, Comunicação e Memória Cientifica atuar junto aos editores de periódicos científicos da UDESC. O laboratório foi totalmente mobiliado para atender as necessidades de até cinco pessoas trabalhando simultaneamente. Possui cinco computadores, todos interligados à internet e uma impressora multifuncional, telefone para apoiar as atividades de pesquisa realizadas e é totalmente climatizado.


Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão em Biblioteconomia e Ciência da Informação – LABI

A criação desse Laboratório, em 2005, se pautou na realidade do currículo e nas condições de infraestrutura do curso de graduação em Biblioteconomia, com vistas a formar bibliotecários habilitados para gerenciar informação a partir de conhecimentos técnico-científicos dos campos da Biblioteconomia, da Ciência da Informação, da Administração e da Tecnologia de Informação e Comunicação.
O Laboratório tem uma infraestrutura de materiais, equipamentos e móveis para atender professores e alunos em atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão, integrados entre a graduação e a pós-graduação. Dispõe de cinco estações de trabalho com computadores e respectivos periféricos, ligados à rede cabeada ethernet e wireless, uma impressora multifuncional, uma mesa de trabalho coletivo com seis cadeiras, gaveteiros, armários e estantes para armazenamento de materiais.
O LABIB abriga um acervo bibliográfico de material didático-pedagógico, como o Sistema de Classificação Universal (CDU), o Sistema de Classificação de Dewey (CDD), o Código de Catalogação Anglo-americano, além de acervo para pesquisa e consulta local.


Laboratório de Tecnologias e Gestão do Conhecimento (LABTECGC)

O LabTecGC tem sua gênese na identificação de demandas de pesquisa aplicada e inovação tecnológica .Atualmente dispõe das seguintes ferramentas para apoio ao Ensino e à pesquisa:
Software DSpace:
Software Open Journal System OJS:
Software Limesurvey:
Wikibiblio:
Software Script Lattes:
G N U (software livre de código aberto)

 

Laboratório de Tecnologias de Informação e Comunicação – LABTIC

O LabTic, vinculado ao Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (ESAG), atua em projetos de aprimoração dos métodos interativos da área administrativa aliada à tecnologia e seus instrumentos de aplicabilidade.


UDESC Virtual


O UDESC Virtual é um órgão setorial da estrutura da Universidade responsável pelo planejamento, execução e avaliação de produtos multimídia; pelo gerenciamento, manutenção e capacitação no uso de ambientes virtuais de aprendizagem utilizados como ambientes pedagógicos para formação inicial, pós-graduação Lato e Stricto Sensu e formação continuada, presencial e/ou a distância. Trata-se de um ambiente de interação para ações de ensino, pesquisa, extensão e administração desenvolvidas pelo Centro de Educação a Distância e por outros Centros da UDESC, com destaque para a FAED.
A UDESC Virtual também desenvolve ferramentas computacionais para as ações pedagógicas e administrativas do Centro de Ensino a Distância (CEAD); mantém comunidades virtuais de grupos de pesquisa da instituição e é responsável pela manutenção da infraestrutura tecnológica do Centro.
A estrutura física do CEAD é composta por salas, computadores e estúdio de vídeo, sendo utilizada por professores de outros Centros para produções audiovisuais. Conta com funcionários efetivos e terceirizados, técnicos de suporte de informática, vídeo e rádio, tutores e bolsistas. Tal estrutura também poderá ser utilizada pelo Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação.

 

 


Museu da Escola Catarinense


O Museu da Escola Catarinense foi criado em novembro de 1992, passando a funcionar desde março de 1993 como um espaço de preservação da memória cultural escolar do Estado e como centro de apoio à pesquisa científica.
Para o PPGInfo, o Museu constitui-se de unidade de informação para a linha de pesquisa Informação, Memória e Sociedade, bem como para o desenvolvimento de ações de extensão. As ações de pesquisa e extensão desenvolvidas nesse espaço são destinadas a socializar o acervo e os trabalhos junto à sociedade, pautando-se por ações diretas para a comunidade escolar com o intuito de fomentar uma política de preservação da memória, com assessoria tanto para a organização de espaços da memória, como de preservação e recuperação de acervos de bibliotecas públicas e escolares.
Site do Museu: http://www1.udesc.br/museudaescola


Instituto de Pesquisa e Documentação em Ciências Humanas – IDCH


O IDCH articula pesquisas sobre processos contemporâneos de urbanização e mudanças socioambientais, estudos e tecnologias educacionais, escolarização e investigações sobre o chamado Tempo Presente, estudos de gestão da informação, memória e sociedade, agregando o conjunto de linhas de pesquisa abrigado nos Programas de Pós-Graduação da FAED/UDESC. As pesquisas e os documentos produzidos pelos estudos vinculados ao PPGInfo também serão incorporados a esse Centro.
Nesse local está instalado o Laboratório de Preservação e Conservação de Documentos, com vistas a dar tratamento adequado à documentação recebida e/ou gerada pelas pesquisas realizadas pelos cursos de pós-graduação do Centro.


Laboratório de Mídias e Práticas Educativas – LAMPE


O Laboratório de Mídia e Práticas Educativas tem por objetivo assegurar um espaço de pesquisa, construção e aplicação de práticas pedagógicas com base na utilização de tecnologias da informação e da comunicação, digitais ou não, voltadas ao estudo das relações entre as tecnologias da informação e da comunicação e à prática pedagógica. Integra ações de ensino, pesquisa e extensão nos níveis de Graduação e Pós-Graduação no âmbito da FAED. Procura contribuir efetivamente no processo de formação e atuação docente, para a compreensão e aplicação das potencialidades e usos das TIC no processo de ensino e aprendizagem, articulando a pesquisa, o ensino e a extensão na temática Educação e Tecnologias de Informação e Comunicação. Assim, sua vocação é promover a análise, a testagem e a produção de materiais pedagógicos em todos os níveis de ensino, numa perspectiva colaborativa para a construção coletiva do conhecimento por meio de parcerias com instituições, grupos de pesquisa, núcleos, pesquisadores e profissionais. O LAMPE é constituído por pesquisadores, professores, acadêmicos da graduação e da pós-graduação da FAED.
 


Laboratório PROLINGUAGEM


O Laboratório tem como foco de pesquisa os processos envolvidos tanto na aquisiçãoda língua oral como na aprendizagem da língua escrita que têm implicações sobre a alfabetização e o ensino da Língua Portuguesa, como também em relação à reabilitação. Ao compreender que a linguagem oral opera como base e interface para a aprendizagem da linguagem escrita, estuda os aspectos pedagógicos, linguísticos e cognitivos que contribuem para esta aprendizagem. Com foco na formação, inicial e continuada, de professores para a Educação Básica, discute os conhecimentos que fundamentam o ensino da língua materna, quer se trate da modalidade oral, nas suas vertentes de produção e compreensão, como na modalidade escrita, nas habilidades de ler, escrever, produzir e compreender. As atividades de pesquisa do laboratório se desdobram em ações de ensino e extensão com o objetivo de subsidiar teórica e metodologicamente o ensino da Língua Portuguesa nas escolas e unidades de de informação.

 
Centro de Ciências Humanas e da Educação - FAED / Av. Madre Benvenuta, 2007 - Itacorubi - Florianópolis - SC
CEP: 88.035-001 / Telefone: (48) 3664-8500
© 2010-2012 SETIC - UDESC