<< Voltar
 RSS      Imprimir     Aumentar fonte:  a  a  a


30/03/2012 ~ 17h32min

Professoras da Suécia conhecem projetos de extensão da Faed

Visitantes foram à creche Joaquina Maria Peres em Florianópolis e à Escola Professor Laércio Caldeira de Andrada em São José

O Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed/Udesc) recebeu durante as últimas três semanas a visita de duas professoras da Universidade de Boras, na Suécia. Kristina Bartley e Ann-Sofie Holm participam do programa de intercâmbio  Linnaeus Palm, firmado entre a Universidade de Boras e a Udesc. As visitantes são professoras da Escola de Educação e Ciências Comportamentais da Universidade de Boras e pesquisam temas relacionados à democracia contemporânea.

Durante o período de intercâmbio as professoras participaram de diversas atividades da Udesc, como palestras e encontros com professores e alunos de graduação e pós-graduação. As visitantes também conheceram alguns projetos de extensão da Faed desenvolvidos em escolas da grande Florianópolis.

Na segunda-feira (26) Kristina Bartley e Ann-Sofie Holm visitaram a creche Joaquina Maria Peres, no bairro Itacorubi em Florianópolis, onde um grupo do curso de Pedagogia da Faed desenvolve um projeto de extensão sobre a relação creche-família.

“As professoras suecas ficaram interessadas em saber sobre o processo de comunicação da creche com as famílias, e sobre como temos ampliado a interação entre diferentes setores da comunidade que atendem, cuidam e educam as crianças de pouca idade: a creche, o posto de saúde, a escola, a Igreja, as lideranças comunitárias, dentre outros”, explica a professora Julice Dias, que acompanhou a visita.


Professoras de Boras com equipe do projeto “Juventude, Afetos e Sexualidade”
e alunos da Escola Professor Laércio Caldeira de Andrada

Na terça-feira (27) as professoras suecas conheceram o projeto de extensão “Juventude, Afetos e Sexualidade”, coordenado pelo professor Tito Sena, e pelas alunas do curso de Pedagogia: Camila de Andrade, Juliana Pacheco, Neoli Kunrath e Erica Gonçalves. O projeto foi desenvolvido na Escola de Educação Básica Professor Laércio Caldeira de Andrada, em São José, com alunos da 6ª série, durante as aulas de Português.

A Diretora de Pesquisa e Pós-Graduação da Faed, Gláucia de Oliveira Assis, acompanhou a visita. A diretoria da escola juntamente com a equipe do projeto e alunos participantes, receberam as professoras e explicaram as atividades desenvolvidas. “Durante os encontros, realizamos exibições de filmes, distribuição de cartilhas, além de oficinas e debates sobre juventude, afetos e sexualidade, temas da realidade destes alunos”, explicou o professor Tito Sena. Após a apresentação do projeto, Kristina Bartley e Ann-Sofie Holm conheceram as dependências da escola.

Palestra

A visita das professoras suecas à Udesc encerrou ainda na quarta-feira (27) com a palestra “Bem-Estar Social e o Sistema Educacional Sueco”, realizada no auditório da Faed. Na oportunidade as palestrantes falaram sobre aspectos gerais da Suécia como sociedade, geografia, história, política e cultura, e também abordaram o sistema educacional sueco, e a formação de professores da Universidade de Boras.


Kristina Bartley e Ann-Sofie Holm em Palestra na Faed

Assessoria de Comunicação Faed/Udesc
Jornalista Carolina Hommerding
e-mail: imprensa.faed@udesc.br
telefone: (48) 3321-8512